Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

ABERTA SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Aberta seleção para o Programa de Desenvolvimento Profissional para professores de Língua Inglesa nos EUA

Encontram-se abertas, até o dia 15 de julho, as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), pela Fulbright. Os professores interessados deverão acessar o site http://fulbright.org.br/edital/pdpi-professores-de-ingles/, onde encontrarão o edital com todas as informações necessárias.

Ao todo, serão selecionados até 17 professores de cada unidade da federação. O PDPI oferece até 479 bolsas para curso intensivo de seis semanas em uma universidade nos EUA entre janeiro e fevereiro de 2018. São três modalidades de curso: Desenvolvimento de metodologias (TOEFL ITP 550 ou superior), Aprimoramento em inglês – Intermediário II (TOEFL ITP entre 500 e 549), Aprimoramento em inglês – Intermediário I (TOEFL ITP entre 450 e 499).

Requisitos

Para participar da seleção, o candidato precisa atender alguns requisitos, como: possuir nacionalidade brasileira; ser professor concursado e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica no ato da inscrição e até a implementação da bolsa; realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa (TOEFL ITP); e não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para o mesmo objetivo.

Benefícios

Os professores selecionados terão diversos benefícios, como passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional; ajuda de custo no valor de USD500; reembolso da taxa de solicitação de visto (MRV) no valor de USD160; deslocamento nos EUA (aeroporto/universidade/aeroporto); alojamento no campus universitário; seguro saúde; alimentação; taxas escolares; materiais didáticos a serem utilizados nos cursos; passagem aérea nacional e hospedagem para participação na orientação pré-partida.

Mais informações podem ser obtidas através da Assessoria Internacional da Seed, pelo telefone 3253-8112, ou através do e-mail ai@seed.se.gov.br.

Fulbright

A iniciativa se originou no Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, criado em 1946 por lei do Senador J. William Fulbright, e que tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países. Durante toda a sua existência, este programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

Chegou ao Brasil em 1957 e desde então tem sido representada e administrada por uma organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA: a Comissão Fulbright. Suas bolsas já levaram mais de 3.500 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.000 norte-americanos para o Brasil. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.

Seed

Foto ilustração

Leia também