Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Belivaldo assina ordem de serviço para ações de preservação de mananciais

__D81E~1

A ordem de serviço compreende medidas de mobilização, sensibilização, cercamento, reflorestamento, revegetação e manutenção dos rios da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe

O vice-governador Belivaldo Chagas assinará nesta quinta-feira, 09, a ordem de serviço para realização de ações de preservação e recuperação de mananciais da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. A assinatura será feita durante a programação do XIX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que prossegue até o dia 10. A ordem de serviço compreende medidas de mobilização, sensibilização, cercamento, reflorestamento, revegetação e manutenção dos rios.

A intervenção corresponde a um investimento de R$ 14.888.322,00, com recursos oriundos do Programa Águas de Sergipe, resultado de financiamento com o Banco Mundial. A intenção é de que sejam feitas adequações das propriedades rurais ao novo código florestal no que diz respeito às Áreas de Preservação Permanente (APPs). As barragens Jacarecica I e II, Governador João Alves Filho (Poção da Ribeira) e Jaime Umbelino (Poxim Açu), do Açude Marcela, do rio Poxim-Açú e do riacho Cajueiro dos Veados estão previstas no projeto.

Com a intervenção, serão recuperados, através da recomposição florestal, aproximadamente 220 hectares, além do plantio de 400 mil mudas. As ações tem como objetivo atender a demanda crescente por água, garantindo o aumento da quantidade e da qualidade das águas da Bacia e provendo o abastecimento hídrico para consumo humano nos municípios de Areia Branca, Itabaiana, Malhador, Campo do Brito, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda e Riachuelo.

Está prevista ainda a aplicação de técnicas efetivas de manejo do solo e da água, assegurando os projetos de irrigação nos perímetros irrigados de Jacarecica I e II, Ribeira e Açude da Marcela. Essas localidades tem importância fundamental para a economia local, sobretudo em se tratando dos pequenos produtores hortifrutigranjeiros.

Leia também