Aracaju, 16 de maio de 2024
Search

COM APOIO DO GOVERNO DO ESTADO, “RASGADINHO” GARANTE DIVERSÃO NO CARNAVAL E MOVIMENTA ECONOMIA

slide_210626a982d5603ac403e5f44d60a997

Centro da folia durante o Carnaval na capital sergipana, o tradicional ‘Rasgadinho’ conta com a parceria do Governo do Estado promovendo cultura popular, movimento da economia e geração de renda para sergipanos. Além de garantir diversão durante o período carnavalesco, a festa impulsiona a economia local, gerando oportunidades para artistas locais, comerciantes e profissionais envolvidos no evento.

Este ano, a festa carnavalesca tem, no total, mais de 90 atrações e recebeu um investimento de R$ 2 milhões do Estado, além de emendas parlamentares. O Rasgadinho, que começou no último sábado, 10, e segue até a terça-feira, 13, atraiu diversos sergipanos e comerciantes ambulantes que procuram, na data, a possibilidade de ganhar uma renda extra. Esse é o caso da vendedora ambulante Dionélia da Silva, que comercializa de tudo um pouco na sua banca, nas portas de shows que acontecem em Aracaju. Há dois anos, ela se posiciona nas imediações da rua Gararu, no percurso do bloco, para vender balas, pirulitos, prendedores de cabelo e bebidas e garante que a festa, em seus quatro dias de programação, permite a garantia de uma renda extra. “Dá para tirar um dinheiro extra e ainda aproveito o Carnaval”, ressaltou.

Quem também sempre aproveita a festa para trabalhar é o vendedor de algodão-doce, Rafael dos Santos. Ele vende a guloseima há 15 anos e sempre que pode, vai até o Rasgadinho. “Aqui é uma boa oportunidade para vender, tem muita criança, famílias…Além disso, é um Carnaval de paz e a gente consegue vender nosso produto”, afirmou.

Foliões

Conhecido como um evento que reúne público de todas as idades, o Rasgadinho atende os foliões que gostam de ver as atrações na porta de casa e, também, àqueles que percorrem todo o percurso atrás das bandinhas de frevo ou trio elétrico. Com abadá personalizado, a funcionária pública Edjane Campos junta a família e amigos todos os anos para curtir a folia na calçada de casa. “Esse é um evento muito bom para reunir a família: é muita diversão. A gente faz roupa para todo mundo, fica aqui na porta comendo um churrasquinho e, quando o bloco passa aqui na rua, a gente segue o percurso até o final”, disse animada.

A segurança do evento também é um ponto forte. Com a presença da Polícia Militar de Sergipe (PM-SE) na redondeza da festa e durante o percurso, o bibliotecário Hilton Henrique Santos sentiu-se confortável para levar seu filho Álvaro, de seis anos, para brincar o Carnaval de rua. “Tenho três filhos e esse meu caçula adora festa. Eu vim ontem e vi que é uma festa organizada e de paz, dá para escolher um lugar tranquilo para assistir as atrações e tem banheiro no caminho. Tem muita criança e família. Dá para chegar cedo, curtir e brincar com ele”, destacou.

O professor Júnior Mendes foi com amigos para o Rasgadinho e também elogiou a festa. “Desde 2017 que venho para o Rasgadinho. A gente se diverte demais, pois é um ambiente agradável, que dá para dançar e encontrar amigos. É muito bom também ver a diversidade do público durante o bloco”, enfatizou o folião que estava fantasiado para entrar no clima momesco.

Acompanhada de sua família, a aposentada  Ângela Machado era só animação no percurso. “O Rasgadinho é uma festa que cresceu nos últimos anos. Acompanho a trajetória do evento há uns anos e o que tenho a dizer é que só tem melhorado. É a opção que temos durante o Carnaval em Aracaju e eu me sinto muito segura em curtir aqui”, pontuou.

Rasgadinho

O Rasgadinho foi fundado em 1962 por seo Leopoldo e segue arrastando foliões para as ruas do bairro Suíssa, Cirurgia e Getúlio Vargas em Aracaju. Com atrações locais e nacionais, a festa se firma como uma das maiores manifestações culturais do Carnaval em Sergipe.

A festa segue até a próxima terça-feira, 13, com o tradicional cortejo que começa  na avenida Pedro Calazans, seguindo pelas ruas Estância e Gararu. Logo após, acessa a avenida Edézio Vieira de Melo, Avenida Hermes Fontes e termina na Praça da Bandeira. Já o circuito de Palcos, se concentra na Avenida Pedro Calazans e Praça da Bandeira.

Terça-feira – 13 de fevereiro

Circuito de trios Rasgadinho – Coração da cidade

– 16h: Pimenta Nativa

– 16h05: Reação

– 16h10: Chica Fé

Circuito de trios Seo Leopoldo – Suissa

– 15h: Esquenta Aruana

– 16h45: Cortejo: Xexéu

Palco Coração da Cidade

– 16h: Bia Moura (Matinê)

– 17h: Duda Galvão (Matinê)

– 18h: Geração do Frevo

– 19h30: Ygor Felipe

– 21h: Tatah Santana e Yolotrio

– 23h: Robert Pancadão

Palco do Forró

– 18h: Ygor Ranieri

– 19h30: Forró Prime

– 21h: P10

– 23h: Somos Loucos

Palco do Samba

– 18h: Bruninho Top7

– 19h30: Tuka Veloz

– 21h: OS3

– 23h: Nona

Rasga beats – eletrônico

– 19h: Trap – Ryller

– 20h30: DJ Cello

– 22h: DJ Mavi

– 23h: DJ Pietra

Espaço Meu Papagaio

– 14h: Dedé do Acordeon

– 15h: Jotta

Foto: Igor Matias

Leia também