Somente este ano, a Energisa recuperou 30.795.068 milhões KWh
Mais de 30 milhões de KWh de energia foram recuperados de janeiro a dezembro deste ano, na área de concessão da Energisa em Sergipe, após serem desviados ou não registrados pela concessionária por causa de irregularidades no sistema de medição por intervenção de terceiros e ligações ilegais. A energia recuperada é suficiente para abastecer aproximadamente o município da Barra dos Coqueiros por um ano, com um consumo de 134 KWh/mês em cada imóvel.
Foram realizadas mais de 38 mil inspeções em 2022 e identificadas cerca de 9.600 irregularidades por meio de análises de histórico de consumo e denúncias. A notificação e regularização de fraudes e furtos de energia é fundamental para a qualidade no fornecimento de energia elétrica para todos os clientes. A prática inclusive é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a quatro anos de reclusão.
Segundo o coordenador de Medição e Combate às Perdas da Energisa, Evandro Macedo, outro fator de atenção é o risco de acidentes, pois as ligações irregulares são realizadas por pessoas que não tem conhecimento técnico, utilizam materiais inadequados e, muitas vezes, encostam na rede energizada acarretando acidente. Além da probabilidade de acidente, pode acarretar a falta de energia, causando prejuízos para os clientes regulares.
“A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. O furto prejudica a qualidade e segurança do fornecimento da energia elétrica, porque impacta diretamente na qualidade de energia para o cliente regular. Há ainda o risco de acidente por choque elétrico. Por isso, orientamos que os clientes sempre busquem a Energisa para regularizar a situação”, explica Evandro.
Quando a fraude é identificada, além da regularização e abertura do Boletim de Ocorrência, a Energisa realizará a cobrança dos valores retroativos referentes ao período da irregularidade. Os procedimentos para efetuar esta cobrança estão previstos na Resolução 1000 da Aneel. O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada, já que caracteriza risco iminente de danos as pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.
“Temos o compromisso de distribuir energia com qualidade e segurança para os nossos clientes e isso também passa pela redução das irregularidades. A população notou que o combate ao furto de energia é um dever de todos, pois além de criar a concorrência desleal entre comerciantes, uma parcela desse furto é repassada na tarifa de energia elétrica, por esse motivo denuncie as irregularidades em nossos canais de atendimento da Energisa”, concluiu Evandro.
A denúncia da irregularidade pode ser realizada por meio dos canais de atendimento da Energisa. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.
Foto assessoria
Por Adriana Freitas