Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

Corredores de Estância se destacam na Corrida do município de Lagarto

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz11

Foi uma tarde de tirar o fôlego para os quase 500 atletas que disputaram passo a passo cada quilometro da tão dolorosa Corrida Cidade de Lagarto.

Muitos atletas que não conheciam o percurso ficaram um pouco assustados pela enorme subida de quase 5 km e obviamente que quebrar qualquer recorde nessa prova era mesmo um desafio aos próprios limites do corpo.

Os atletas da Equipe Estância Runners pisaram fundo e conquistaram quatro troféus na categoria por faixa etária e um na 5ª colocação geral.

A Locomotiva Sergipana continua no pódio

Para quem estava querendo conhecer Santo Antônio de perto conheceu o Povoado no alto do Município de Lagarto. O veterano atleta José Alves dos Reis (Maradona) 5º colocado geral brincou:“Acelerei nos dois primeiros quilômetros, já no quilometro 4 no meio da ladeira tive que diminuir o ritmo forcei muito na largada. No km 6 dei meu tiro de chegada e conseguir ultrapassar o lagartense já perto da linha de chegada garantindo a 5ª colocação”. Comentou Maradona.

Dois focos

O atleta José Antônio Alcântara (André) foi o primeiro entre os estancianos a cruzar a linha de chegada garantindo a 3ª posição. André conta que o percurso foi seu grande adversário: “Eu larguei muito bem, mas hoje eu estava focado na corrida e no meu filho recém-nascido José Lucas de Oliveira Alcântara, que está na Maternidade Amparo de Maria desde o dia 18 e o outro foco foi ultrapassar os atletas que estavam a minha frente, além disso, o percurso não ajudou, muita subida e paralelepípedo, o meu troféu levei para a maternidade e o Luquinhas já posou para sua primeira fotografia de campeão”. Disse André.

O retorno de Papa-léguas ao pódio

Genisio Messias Santos (Nizio) retorna ao pódio após um bom período. O atleta conquistou a terceira posição na categoria e foi surpresa para a equipe. O nível da corrida e dos atletas da mesma categoria é considerado alto. O papa-léguas do alto da colina não só na corrida de Lagarto, mas em outras provas também tem se destacado e acaba liquidando a posição de outros ícones do atletismo sergipano.

Este todos conhecem… Dadinho Corredor

O nome é muito bem conhecido “Dadinho” se falar de Eduardo dos Santos até o próprio fica meio que voando. Dadinho também papou mais um troféu para a Equipe Estância Runnes obtendo a terceira colocação.

Roubando a cena

O corredor José Domingos Machado também de Estância foi o terceiro lugar na categoria de 60 em diante e surpreendeu a todos. Domingos correu ao lado de sua filha Priscila sua grande incentivadora e conseguiu mais um troféu para a Cidade Jardim. “Muito bom entrar para esse grupo, já me sinto da família e agora é só alegria, esse troféu representa muito para a minha vida, corro desde criança e está na Equipe Estância Runners será um incentivo a mais, muito bom mesmo”. Afirmou Domingos.

Desafios pré-corrida

Vestindo pela primeira vez a camisa da Equipe Estância Runners o atleta e profissional de educação física Javas Fox também design da equipe venceu o desafio contra Washington Reis mas perdeu para Andreson. Na largada foi se distanciando, mas manteve o ritmo até a chegada completando a prova próximo dos 41 minutos. Já Reis que saiu lado a lado com o corredor Adilson foi até o km 3 no sapatinho e a partir do km 4 tomou a decisão de disparar deixando seu parceiro para trás chegando nos seus quase 48 minutos de prova. Zé Andreson está na ativa e foi fácil vencer o desafio com quase 10 minutos a frente de Reis. Brincadeira a parte, mas Adilson é um grande corredor por ter participado da Corrida Cidade de Aracaju e agora a de Lagarto.

Equipe Renovada

Com uma Equipe renovada a Estância Runners foi criada em 2007 na época batiza por Equipe Estanciana de Atletismo. Sua galeria de troféus e medalhas é um desejo de muitas equipes. A equipe tem representado o Município em diversas provas da região, e até mesmo em outros municípios, Estado e exterior. A Cidade de Estância para quem não conhece tem sua marca memorizada na cabeça de muitos atletas sergipanos e de outros Estados. A equipe onde participa deixa seu rastro de vitória. A Estância Runners não é só um grupo de atletas que objetiva a participação em corridas de ruas, mas é também dona da tradicional Corrida Volta do Bomfim que sempre ocorre no dia dos pais de cada ano e do Circuito Estanciano de Maratoninhas.“Temos orgulho de fazer parte dessa família, construímos essa linda história e vamos continuar com o nosso projeto de se manter no pódio e mesmo quando isso não for possível vamos sempre agradecer por termos que cruzar mais uma linha de chegada, a Estância Runners não só foi vitrine das corridas de ruas mas como as provas de campo como arremessos de disco e dardo e nas provas de atletismo de 100, 400 e 1500m”. Lembrou Reis.

A Supremacia

Os atletas do bairro Cidade Nova, José Alisson Lima Souza, José Rodrigo dos Santos Chantel Hora, Felipe dos Santos Silva que foram incentivados por Adelmo Rodrigues (Foguinho) a entrarem para a equipe também estão se superando a cada corrida. A garotada está dedicada as corridas de ruas e breve poderá a equipe ter uma grande revelação no pódio. A garotada segue treinando os passos do corredor Foguinho a sua supremacia.

Quem não foi ficou na torcida

José Wellington Freitas Silva, Rui Machado, Agnaldo Santos, Robson Dinizio, Erivaldo Pereira, Hildon Rodrigues e Sonia não se inscreveram na corrida de Lagarto, mas ficaram na torcida aguardando os resultados que para eles superaram as expectativas. “O veterano Rui Machado parabenizou. Não estou participando das ultimas corridas por questões pessoais, mas continuo treinando, estou muito feliz pelo desempenho da equipe, parabéns a todos”. Parabenizou Rui.

Nossas corredoras

Lealda Lima Soares Oliveira, Priscila e Ana Luíza dos Santos essas são as verdadeiras guerreiras do nosso atletismo estanciano. A professora Lealda da Academia Corpo & Dança que recentemente conquistou a primeira colocação na corrida Cidade de Aracaju dessa vez ficou fora do pódio. Ana Luiza que além de lutar pela equipe fora das pistas também cruzou a linha de chegada tranquila e Priscila que correu lado a lado com seu paizão Domingos chegou abrindo o sorriso de muito alegria após uma prova de muita superação.

Os campeões mantém o domínio

Ainda não foi dessa vez que os atletas conseguiram quebrar a hegemonia do atleta José Nilson da Cidade Lagarto, campeão da prova masculina, mas pode ter certeza que estamos bem próximos. O domínio de Nilson no pódio agora já dura quatro anos ele é o melhor sergipano em provas de 10 km. O Estanciano Alan Bezerra que disputou uma prova em São Paulo neste sábado não pode participar da Corrida de Lagarto e é considerado a sombra de José Nilson. Alan foi o campeão sergipano na ultima Corrida Cidade de Aracaju de 25 km. No feminino o domínio mais uma vez foi da atleta da capital sergipana Adriana Lopes parceira da atleta olímpica Marily Santos. Adriana se mantém no topo, mas sentiu o percurso:“Primeiramente agradecer a Deus, aos amigos que sempre estão me dando essa força, aos meus patrocinadores pelo apoio, não foi uma corrida fácil, muita subida, mas superei alguns obstáculos e cheguei em primeiro”. Disse a atleta.

O pódio foi composto por José Nilson de Jesus, Eliton Santos Rosa (Colônia Treze), João Marcos, Garcez Freitas e José Alves dos Reis.

No feminino o pódio teve Adriana Lopes, Rozinere Ferreira e Maria Cleudize Bomfim.

Paixão sem limites

A paixão por correr faz com que os corredores busquem forças extrafísicas para vencer seus próprios limites e todos os atletas lutam contra os seus próprios limites. Superar a cada corrida seria o ideal, mas nem todos seguem a risca. Chegar ao topo não é fácil e exige uma carga muito maior de treinos e acompanhamento por profissionais da área. “É na chegada das provas que toda a emoção vem à tona. Sempre que participo das provas me sinto um campeão e essa tem sido a minha meta, chegar, chegar, chegar. Retornei as corridas e pretendo ainda retornar aos pódios, não sei quando vai acontecer mas um dia chego lá. Um campeão nunca deixa de ser campeão e vou me dedicar mais aos treinos e melhorar a cada prova”. Alertou Washington.

A corrida

Em sua 22ª edição a corrida Cidade de Lagarto registrou quase 500 corredores. A prova largou no horário e logo as ruas do Centro da Cidade foi tomada por atletas lagartenses, de outros municípios e estados. Na largada no Balneário Bica até o km 1 todos juntos e misturados impossível de saber quem seria o campeão. Mas a partir do km 2 já aparecia um grupo de elite em alta velocidade entre eles José Nilson, José Alves, Garcez Freitas, Eliton e o estanciano André. Na metade do percurso os cinco primeiros colocados mantiveram o ritmo e foi a partir do km 6 que José Nilson conseguiu se distância dos demais chegando com o tempo de 25’26’’.

A corrida foi bem organizada com premiações em dinheiro, troféus, medalhas de participação e camisetas para todos os atletas, estrutura de chegada com relógio contador de tempo eletrônico via chip em tempo real, pódio, água em quatro pontos do percurso e frutas a vontade para os atletas.

O Prefeito prometeu mais

O prefeito Valmir Monteiro da Cidade de Lagarto antes de deixar o local de premiação fez um breve comentário da corrida e conformou que em 2018 terá o total apoio da Administração Pública. Aproveitou a oportunidade para falar sobre a programação festiva dos 137 anos de Lagarto. “Mesmo diante das dificuldades que encontramos a Cidade de Lagarto não poderíamos deixar de maneira alguma realizar essa corrida, sabemos que o evento não teve uma estrutura melhor, mas prometo a vocês atletas de Lagarto e de outros Municípios que em 2018 vamos realizar uma prova em outro nível, bem melhor que a prova de hoje, vamos melhorar sua estrutura, premiação e claro, o apoio aos atletas de Lagarto, podem ter certeza que no ano seguinte a Prefeitura de Lagarto vai dar total apoio”. Valmir informou ainda que pretende ampliar a participação de atletas na corrida e brincou… “Vou aumentar a premiação, aprimorar a corrida, mas dizer que vocês de fora treine muito para vencer nossos atletas de Lagarto, diante mão já temos um novo compromisso de colaborar com os atletas lagartense quanto o apoio para que os mesmos possam competir em outros Municípios elevando nossa bandeira no lugar mais alto do pódio”.Afirmou Valmir.

Secretário de Esportes diz que com o pouco se faz muito

O Secretário de Esportes da Cidade de Lagarto disse ao Portal Sergipe Repórter que é possível realizar mesmo com os mínimos recursos. “Dizer a todos os desportistas que não medimos esforços, estamos a quatro meses de uma nova gestão e diante das dificuldades mesmo assim conseguimos com a ajuda do Governo do Estado, dos nossos apoios culturais, e da Prefeitura de Lagarto conseguimos realizar a nossa corrida esse é um primeiro ano de muitos que virão e tenha a certeza que em 2018 vamos trazer mais alegrias para todos os atletas em especial claro, aos corredores de Lagarto”. Disse Rafael.

Próximo desafio

Agora a Equipe Estância Runners terá pela frente a Corrida Volta Tobias Barreto de Corridas de Rua que acontece dia 14 às 08:00 horas. A largada e chegada será na Praça do Cruzeiro e terá 6 km de extensão. Será cronometrada via chip, premiação em troféus, medalhas e dinheiro para a categoria geral masculino e feminino e categorias por faixa etária.

Agradecimento

A Prefeitura Municipal de Estância por viabilizar um transporte para equipe participar da Corrida Cidade de Lagarto. Ao portal Sergipe Repórter pelo grande crônica esportiva. Aos atletas da Estância Runners pelo incentivo aos nossos campeões.

Por: Washington Reis / SERGIPE REPÓRTER

(Foto: Javas Fox e Washington Reis)

Leia também