Aracaju, 1 de maio de 2024
Search

Em 15 meses, Governo de Sergipe entrega 26 quadras poliesportivas

073ceb29-3bc9-4ec4-9c48-a8694cb974c0

Equipamentos estimulam a prática esportiva e, consequentemente, a saúde de estudantes e toda comunidade escolar, além de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem e possibilidade de descoberta de novos talentos do esporte

A prática esportiva nas escolas é essencial para o desenvolvimento de habilidades, estimula a saúde, fortalece o ensino-aprendizagem, desperta talentos e agrega toda a comunidade escolar. Desde 2023, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), tem fortalecido esses espaços multiesportivos e, das 40 obras entregues em 15 meses, 26 são quadras poliesportivas e centros de aperfeiçoamento de esportes, tanto na capital como interior do estado.

Dentre elas estão as quadras do Centro de Excelência Abdias Bezerra (Ribeirópolis), Colégio Estadual Dom Mário Sivieri (Lagarto), Colégio Estadual João Salônio (Nossa Senhora Aparecida), Colégio Estadual Benedito Oliveira (bairro São Conrado, Aracaju), Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço (São Cristóvão), Colégio Estadual Dr. Jessé Trindade (Ilha das Flores), Centro de Excelência Nelson Resende de Albuquerque (Gararu), Colégio Estadual Luiz Garcia (Brejo Grande), Colégio Estadual Prof. Rogaciano Magno Leão Brasil (Santo Amaro das Brotas).

Na lista das novas quadras está a do Colégio Estadual Armindo Guaraná (São Cristóvão), Colégio Estadual Professora Clarice da Silva (São Cristóvão), Colégio Estadual Petrônio Portela (Aracaju), Centro de Excelência Emeliano Ribeiro (São Domingos), Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Lourival Fontes (Riachão do Dantas), Centro de Excelência 24 de Outubro (Aracaju), Colégio Estadual de Ensino Fundamental Sagrada Família (Neópolis), Colégio Estadual 8 de Julho (Aracaju), Colégio Estadual Murilo Braga (Itabaiana), Colégio Estadual Prof. Josefina Oliveira (Pedrinhas), Centro de Educação Profissional Prof. Marcos Ferreira (Simão Dias).

Também foram inauguradas as obras de reforma no Ginásio Constâncio Vieira (Aracaju), Parque Aquático Zé Peixe (Aracaju), Escola de Esporte Professor Kardec (Aracaju), Escolas de Esporte Gerinaldo Garcia (Aracaju), quadra da Praça João Paulo II (Bairro Olaria, Aracaju), Estádio de Simão Dias.

Das 40 obras inauguradas, 14 foram escolas totalmente reformadas. Dessas, 11 foram entregues com quadras esportivas completas o Centro de Excelência Professor Paulo Freire (Aracaju), Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos (Aracaju), Centro de Excelência Dr. Leandro Maciel (baixo São Francisco, em Pacatuba), Colégio Estadual General Siqueira (Aracaju), Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos (Creja) Jorge Amado (Estância), Centro de Excelência em Educação Profissional Professor Udison Ribeiro (Simão Dias), Centro de Excelência Edelzio Vieira de Melo (Capela), Centro de Excelência Santos Dumont (Aracaju), Colégio Estadual Eduardo Silveira (Itabaiana), Centro de Excelência Doutor Jessé Fontes (Pedrinhas) e Colégio Estadual Prof. Joaquim Vieira Sobral (Aracaju).

“O Centro de Excelência São Francisco de Assis, em Canhoba, foi inaugurado em março e o projeto para a construção da futura quadra foi apresentado aos alunos”, afirma Valdir Pinto, diretor do Departamento de Engenharia da Seduc.

Avanço

De acordo com o setor, do universo de 319 escolas estaduais, 66 possuem quadras construídas, 39 foram reformadas, 16 estão em construção, sete estão em reforma. Está prevista a construção de mais 58 quadras em instituições educacionais e reformas em mais 20. “Algumas escolas ainda não possuem quadra porque, à época em que foram erguidas ou expandidas, não possuíam espaço ou terreno para construção de quadras”, complementou o diretor.

A Seduc vem realizando uma série de ações para modernizar os espaços esportivos para incentivar a participação dos estudantes e dar condições de trabalho aos profissionais. De acordo com o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, os espaços multiesportivos e quadras são essenciais para a prática de várias modalidades esportivas entre os estudantes, garantindo a cidadania, inclusão social e lazer.

“O governo tem investido em quadras como instrumento de incentivo ao esporte e a prática de atividades físicas para a saúde dos alunos. Elas também são cenário para importantes competições, a exemplo dos Jogos da Primavera, o maior evento do desporto escolar de Sergipe. As quadras funcionam como um elo entre a escola e comunidade, não somente para a prática esportiva, mas como um centro de lazer e pedagógico”, afirmou o gestor, ao enfatizar que, em breve, mais quadras serão inauguradas.

“Da mesma forma que fiscalizamos a construção e a reforma das escolas, também acompanhamos e cobramos celeridade e qualidade na construção das quadras. Elas são entregues equipadas, demarcadas, com acessibilidade e todos os padrões multiesportivos. Nas escolas integrais, as quadras também possuem vestiários masculino, feminino e PcD. Nas próximas semanas entregaremos a quadra da Escola Estadual Rodrigues Dorea, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju. Mais quadras estão em andamento e perto da conclusão em escolas de Aracaju, Propriá, Pinhão, Cedro de São João, Itabaianinha, Lagarto, Umbaúba e muitos outros municípios”, reforçou o gestor Estadual da Educação.

Agrega valor

Uma quadra poliesportiva pertence a toda comunidade escolar. Crianças, jovens, adultos, idosos, famílias inteiras. Nela podem nascer e despertar talentos esportivos, promover o engajamento social, estimular ações culturais, formaturas, associações, muito mais.

O professor Max Mathias é diretor do Colégio Estadual Armindo Guaraná, em São Cristóvão. Em 2023, a unidade da rede estadual, que é referência no desporto escolar, ganhou a tão sonhada quadra após anos de espera. Para o gestor, o esporte na escola é uma ferramenta de transformação. Ele lembra que foram 46 anos de espera. “Somos gratos ao Governo do Estado. Isso fez com que a gente conseguisse incentivar mais jovens na prática do esporte. A nossa quadra aumenta a autoestima e também cuida da saúde mental dos alunos. Sabemos que, com o esporte, o jovem se foca naquilo que ele está fazendo, melhorando seu rendimento escolar, o convívio na sociedade, a responsabilidade. A quadra de esportes é da comunidade escolar, onde todos têm contato com vários esportes. Fazemos com que o aluno se sinta cada vez mais motivados e os professores de educação física têm um espaço digno. Dessa forma, podemos contribuir com o crescimento individual do aluno”, pontuou.

Recém-inaugurada, a quadra do Colégio Estadual Professora Josefina Leite Campos, em Pedrinhas, é completa, ampla e para todos. “Esse colégio é muito importante pra nossa cidade e essa quadra será utilizada pela população do município para diversas atividades. Então, Pedrinhas toda ganhou”, frisou a diretora Eugênia Angélica.

Formação de atletas

Quem compartilha do mesmo sentimento são os alunos do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos (Creja) Professor Marcos Ferreira, em Simão Dias, também contemplados com uma quadra poliesportiva novinha. A quadra iniciou a obra no final de 2023 e foi entregue antes do prazo previsto pelo Governo de Sergipe em abril de 2024. A quadra também tem área de lazer com quiosques, arquibancadas cobertas e vestiários masculinos e femininos adaptados para pessoas com deficiência.

“Estamos agradecidos. A entrega de uma quadra é um importante marco na formação de atletas e de admiradores do esporte. Em nome dos demais alunos, agradeço ao governador e ao secretário da Educação pelo olhar sensível às unidades em Simão Dias e em Sergipe”, afirmou Joilson de Andrade Santana, aluno do Creja no curso técnico de Redes de Computadores.

Em 2023 foi entregue a quadra da Escola de Esportes Professor Kardec, localizada no bairro Santa Maria, a quadra da Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia, no Santos Dumont, além das quadras de gramado sintético localizadas nos bairros Industrial e Olaria, em Aracaju.

Juntas, as escolas de esportes beneficiam mais de 400 alunos matriculados na rede pública, com idades entre 7 e 17 anos. Dentre as modalidades esportivas ofertadas estão inclusos o judô, voleibol, wrestling, jiu-jitsu, futebol, futsal, tênis de mesa, ginástica artística e rítmica, atletismo e badminton, além das paramodalidades de paratletismo e parabadminton.

Fonte ASN – Foto: Maria Odília

Leia também