Aracaju, 4 de maio de 2024
Search

Energisa alerta sobre os riscos de plantar árvores próximas à rede elétrica

poda

Distribuidora só realiza a poda quando os galhos tocam na rede

A proximidade entre galhos de árvores e a rede elétrica pode gerar transtornos no fornecimento de energia. Por isso, a poda preventiva é importante. Os serviços de manutenção no espaço público são de responsabilidade das prefeituras. A Energisa só realiza o serviço de podas, por questões de segurança, quando os galhos tocam ou estão muito próximos aos cabos de energia.

O   gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa em Sergipe, Thyago Tanouss, alerta que em dias de chuva e fortes ventanias, é comum galhos de árvores interferirem na rede elétrica, danificando os fios, ou árvores caírem sobre a rede. Para evitar situações assim, é importante não só realizar a poda preventiva como não plantar árvores embaixo da rede elétrica.

“Quando existe vegetação imprópria sob a rede, os galhos em contato com a rede elétrica podem ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Isso é ainda mais perigoso em dias de chuvas e ventania”, alerta.

Ainda segundo Thyago, a empresa segue um cronograma diário para a realização de podas em locais que representem risco iminente de acidentes e danos. A poda realizada pela empresa é feita retirando somente a parte que está próxima à rede elétrica, seguindo critérios ambientais. Somente este ano, já foram realizadas 41 mil podas com o objetivo de evitar danos à rede elétrica.

Outro ponto de atenção é árvores próxima a rede elétrica em propriedades particulares.  Neste caso, a responsabilidade pela poda é do proprietário. o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.

Cuidados com o plantio

-Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;

-O plantio em calçadas, sob a rede elétrica, deve ser planejado, respeitando os limites de árvores de pequeno porte;

-Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;

-Na área rural, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, devendo ter uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.

-Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para cortar galhos ou até mesmo colher frutos;

– Não faça podas de árvores próximas à rede elétrica. Entre em contato com a Energisa.

Em casos de galhos na rede, a população pode entrar com a Energisa por meio dos contatos:

WhatsApp (Gisa): (79) 98101-0715

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Call Center: 0800 079 0196

Foto assessoria

Por Adriana Freitas

Leia também