Aracaju, 13 de julho de 2025
Search

Entrega de título reúne personalidades da cultura na Câmara de Aracaju

IMG_20220803_172821_127

Na noite da quarta-feira, 3, a professora Marlene Calumby marcou presença na Câmara de Vereadores de Aracaju, onde participou da entrega do título de cidadão aracajuano ao sr Antônio Freitas, importante personalidade da cultura junina em Sergipe. Ele foi um dos fundadores dos festejos da Rua São João, localizada no tradicional Bairro Santo Antônio, o mais antigo de Aracaju.

A professora, que foi convidada a compor a mesa pelo vereador professor Bitencourt, disse que se sentiu bastante emocionada, por reviver na solenidade os belos momentos por ela vivenciados, quando ainda residia no bairro Santo Antônio, onde nasceu. “Para mim, foi maravilhoso recordar, através dessa merecida homenagem a seu Antônio, os momentos tão agradáveis que vivemos ao participar das primeiras festividades da Rua São João. As famílias comemoravam nas portas e íamos também, para o barracão com cobertura de palha, onde a festa acontecia com muita alegria”, contou Marlene.

Ainda tomada pela emoção, ela recordou o tradicional casamento da viúva, momento festivo em que carroças decoradas alegravam a festa. “Essa memória nunca se  apagará, porque faz parte da tradição de Sergipe e recorda minha vida e meus belos momentos no Bairro Santo Antônio. Meu irmão João Alves, grande incentivador da festa  foi lembrado com tanto carinho por seu Antônio, hoje aqui nesta casa”, enfatizou a professora. Marlene falou ainda, da importância da Farmácia Santo Antônio para as memórias de Sergipe, que ainda hoje está localizada na Avenida João Ribeiro, em frente a casa onde ela nasceu.

Legado de cultura

Em sua fala, bastante comovido e lúcido no alto dos seus 99 anos, gozando de saúde e demonstrando grande amor pela vida, Antônio Freitas agradeceu a presença da professora, a quem por diversas vezes se dirigiu para mencionar o início dos festejos da Rua São João e citou o ex-governador João Alves Filho, em memória, irmão de Marlene, como grande incentivador da cultura junina em Sergipe. Ele agradeceu a todos e fez questão de ressaltar que a presença da professora na Câmara, reforça o legado de cultura deixado por João Alves aos sergipanos.

Foto assessoria

Por Suzy Guimarães

Leia também