Aracaju, 21 de julho de 2025
Search

Equipe do BID encerra missão com reconhecimento da qualidade dos projetos

_ALM9559 (1)

 

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta sexta-feira, 1º, do encerramento da Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Aracaju. Ao longo da última semana, técnicos da instituição estiveram na capital para acompanhar o andamento dos projetos que a administração municipal executa com recursos do convênio com o banco, que totalizam um investimento de 75 milhões de dólares.

Com foco no desenvolvimento social e urbano do município, o pacote de investimentos inclui a construção da avenida Perimetral Oeste, a revitalização do Parque da Sementeira – em andamento -, a construção de unidades habitacionais, equipamentos sociais, praças, ecopontos e de uma unidade de conservação. A previsão é de que o programa seja finalizado até 2024.

Chefe de equipe do BID, Diego Arcia elogiou o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo na cidade. Ele também parabenizou a gestão pelo avanço das obras, executadas a partir do convênio com o banco e frisou que os municípios “precisam  ter mais prefeitos como Edvaldo, preocupados com o planejamento das cidades”. “Não temos dúvida sobre o trabalho que vocês estão desenvolvendo. As equipes têm todas as capacidades para desenvolverem os projetos e Aracaju avançou muito nas obras, o que é bastante positivo”, avaliou.

Diego também reforçou o compromisso do BID com o projeto da capital sergipana. “Estamos alinhados para providenciar o que a cidade precisará para executar o programa. Vamos acelerar os processos que são de nossa parte para agilizar as licitações das obras de infraestrutura”, afirmou, agradecendo pela receptividade. “Estou super agradecido pela recepção de todos, pela forma transparente como apresentaram os projetos. Vou embora com uma visão muito interessante da gestão e da liderança do prefeito”, reiterou ele, que defendeu um “reforço nas equipes” para dar maior celeridade aos projetos e garantir que sejam executados até o final de 2024, como estabeleceu o prefeito.

Também presente na comitiva do BID, a especialista social do banco, Ana Beatriz Esteves ressaltou que a Prefeitura tem cumprido as etapas estabelecidas no contrato, de forma “extraordinária”. “Tudo o que vem sendo feito na área de reassentamento está dentro do que o BID espera, são boas práticas que a gente espera executar dentro dos nossos projetos. Em relação aos temas ambientais, o trabalho que a Prefeitura de Aracaju está realizando é formidável. O que está sendo feito até agora é absolutamente condizente com o que o BID espera”, endossou.

Ao ouvir as avaliações sobre o programa  municipal “Construindo para o Futuro, Edvaldo expressou sua satisfação. “É importante demais ver esse olhar de quem chega para avaliar como está o andamento do nosso trabalho, para identificar o que pode ser melhorado. Agradeço a dedicação do  BID ao nosso projeto. Essa parceria tem sido muito importante para a nossa cidade. Vale a pena o esforço de todos nós porque o resultado tem sido positivo para a sociedade”, destacou o prefeito, que determinou aos dirigentes dos projetos que avaliem as necessidades de cada setor para reforçar as equipes e cumprir assim o planejamento estabelecido.

O prefeito acrescentou, ainda, que, com a validação dos técnicos do Banco Interamericano sobre o programa, as obras ganharão celeridade. “A revitalização do Parque da Sementeira avançará cada vez mais, os parques ecológicos que serão criados para a preservação ambiental, também, assim como a principal obra, que é a construção da avenida Perimetral Oeste, o nosso grande desafio, mas que transformará a mobilidade urbana da nossa capital, especialmente na região Oeste da cidade. Com ela, resolveremos o problema histórico do trânsito na Euclides Figueiredo e também levaremos desenvolvimento para aquela área, com a interligação de Aracaju a Nossa Senhora do Socorro. Discutimos bastante nos últimos dias e conseguimos solucionar os gargalos, com um trabalho conjunto, eficiente, para que em 2024 todas as obras tenham sido entregues”, completou.

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Leia também