Aracaju, 16 de junho de 2024
Search

Executivo estadual aprova 45 projetos de lei na Alese em 2023

slide_2dc740acc82ec9b333e406a4a59bce16

O Governo de Sergipe dedica esforços incessantes para promover o bem-estar da população, implementando, por meio de leis, políticas e iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos sergipanos. Com essas ações, a gestão visa impulsionar o desenvolvimento econômico e assegurar um ambiente propício para o progresso social.

Em apenas 11 meses de mandato, o governo já aprovou junto à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) 45 projetos de leis de autoria do Executivo estadual que beneficiam diretamente as políticas públicas e os servidores públicos do Estado. As propostas têm o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável, a justiça social e a segurança, refletindo, assim, o empenho em fortalecer as bases legais para o benefício da população sergipana.

Entre essas leis, podemos destacar os programas ‘Sergipe é aqui’, Acolher, Prato do Povo, Amigo da Gente e Primeiro Emprego. Também se destacam as novas modalidades do Cartão Mais Inclusão (CMais) para Pessoas Vivendo com HIV/Aids (CMais – PVHA); para Mães Solo (CMais Mães Solo); e para pessoas com fenilcetonúria (CMais Fenil), além do CMais Cidadania.

Outras leis em destaque são aquelas que beneficiam diretamente os servidores públicos estaduais, como o abono Fundeb para os profissionais da educação. Também estão nessa lista o reajuste do PCCV em 10%, a revisão geral anual dos servidores, o adicional de periculosidade para as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar e o Programa de Eficiência do Servidor Fazendário. Recentemente, também foram anunciados o adicional dos servidores do Samu e um pacote de melhorias para a Polícia Penal, incluindo a instituição da indenização por flexibilidade voluntária.

O órgão responsável por auxiliar o Governo do Estado na elaboração de sua legislação é a Superintendência Especial de Atos Legislativos (Superlegis), unidade da Secretaria Especial de Governo (Segov) responsável por analisar todas as demandas de criação de atos normativos de interesse da administração estadual. É o órgão que conduz a produção legislativa do começo ao fim, inclusive quanto à criação de políticas públicas.

A Superlegis também é responsável por manter o Portal de Legislação do Governo de Sergipe (https://legislacao.se.gov.br), o maior site de legislação do estado, com mais de 28 mil atos disponíveis para a população sergipana.

Para o secretário especial de Governo, Cristiano Barreto, as aprovações na Alese refletem-se em ações concretas e comprometimento com o atendimento das necessidades da população sergipana. “O governador Fábio Mitidieri prioriza políticas que promovem a inclusão, o desenvolvimento econômico e o respeito ao servidor público. A legislação aprovada é o resultado tangível do trabalho contínuo e dedicado para construir um Estado mais eficiente e alinhado com o interesse da população”, ressaltou.

Outras leis

Além das leis que direcionam políticas públicas e que beneficiam os servidores estaduais, também foram aprovadas leis voltadas ao incremento da infraestrutura no estado. Exemplo é a autorização para realização de operação de crédito no valor de R$ 300 milhões, focada na construção da ponte que irá ligar o bairro Coroa do Meio à Avenida Tancredo Neves.

Foto: César de Oliveira

Leia também