Aracaju, 31 de julho de 2025
Search

Fapitec divulga resultado das ideias aprovadas na Fase 1 do Centelha II

CentelhaII (1)

Ao todo, 150 Ideias Inovadoras foram aprovadas, sendo provenientes de 17 municípios do estado

O Programa Centelha II é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. No Estado de Sergipe o Programa é executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), que divulgou as 150 Ideias Inovadoras aprovadas para a Fase 2, provenientes de 17 municípios do estado.

A maior parte das ideias aprovadas foram da capital, Aracaju. Mas o resultado também contemplou ideias vindas do interior, como dos municípios de Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, entre outros.

Entre as áreas temáticas que mais obtiveram propostas aprovadas estão as de Tecnologias Sociais, TI e Telecom, Biotecnologia e Genética e  Automação. Houveram ainda projetos aprovados na área de Internet das Coisas, Big Data, Desing, Inteligência Artificial e Machine Learning, Química e Novos Materiais, Nanotecnologia, Manufatura Avançada e Robótica, Mecânica e Mecatrônica,.

De acordo com Ronaldo Guimarães, diretor-presidente da Fapitec, o segundo edital do Centelha trouxe um incentivo ainda maior à inovação no Estado.  “Conseguimos fechar essa primeira fase com um bom número de ideias inovadoras, que poderão, num futuro próximo, sair do papel e virar realidade”, apontou.

Até 23 projetos seriam  contemplados no edital, cada um com R$ 53.333,33 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros do Programa. Porém, graças a uma parceria com a Sudene, que aportou um recurso de R$ 586.674,00, a Fapitec conseguirá aumentar o número de projetos que poderão ser contemplados. Agora, mais 11 ideias poderão receber o benefício. Ainda, durante um ano, as empresas contempladas passarão por uma etapa de acompanhamento, com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

Como funciona

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

Acesse http://www.programacentelha.com.br/ para obter mais informações sobre o Programa e o Edital detalhado de cada um dos estados.

Próximos Passos

Na segunda fase, os 150 proponentes selecionados deverão elaborar seu Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da sua ideia gerar um bom negócio.

A terceira fase, com 75 proponentes selecionados, consiste no desenvolvimento do Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Durante todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria sergipana, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

Foto assessoria

Por Maira Andrade

Leia também