Aracaju, 6 de julho de 2025
Search

Festival cultural Brasil-Áustria celebra 10 anos com festa em Sergipe

58c7ca15-ac27-4707-ba9d-5bb0a5bb2b5f

Idealizado pela sergipana Vanessa Noronha Tölle, o Festival Cultural do Brasil em Viena – Brasilianisches Kulturfestival Wien acaba de celebrar 10 anos. O marco foi comemorado aqui em Sergipe na noite desta quarta-feira (10) com um Sarau Cultural reunindo artistas da música e literatura sergipana.

Nomes como Heitor Mendonça, Lucas Campelo, Bruna Ribeiro e Tonho Baixinho aqueceram a noite com suas vozes e instrumentos. Nas artes cênicas, o Sarau contou com apresentações da poetiza e atriz, Kelly Caldas. Na literatura, os escritores J.Victor Fernandes e Djenal Gonçalves Filho interpretaram trechos de suas obras para o público presente.

A noite marcou a valorização da Casa Cultural Brasil-Áustria, um cantinho da Áustria aqui em Sergipe. O espaço está sendo estruturado há cerca de cinco meses. “Abrir esta casa com essa proposta inovadora de trazer para cá a cultura austríaca e poder contar com essa acolhida maravilhosa dos artistas sergipanos em minha terra natal veio simplesmente para me dizer que estou no caminho certo e esses 10 anos investindo na arte valeram a pena”, disse Vanessa.

O evento também apresentou um pouco da culinária austríaca para seus convidados. A festa celebrou ainda o final da exposição Intitulada “In de (Pendências)” que une as comemorações dos 10 anos do Festival ao bicentenário da Independência do Brasil. Desde a primeira edição, o festival conta com a parceria do Weltmuseum Wien destacando-se como o maior evento cultural do Brasil na Áustria.

“São os frutos que a gente vai colhendo deste sonho que acreditamos há 10 anos, um sonho que cruzou o Atlântico para a gente mostrar a música brasileira e a música sergipana que sobretudo tem um destaque especial neste festival. Agora, nestes 10 anos, temos a chegada desta casa onde vamos celebrar o que temos de melhor, a nossa arte”, destacou o cantor Heitor Mendonça, que participa do festival desde a 1ª edição realizada em Viena.

Ações do Festival Cultural acontecem no Brasil e Áustria levando para o público mostras da arte, da cultura e culinária de ambos países como também um pouco da bilateralidade histórica existente entre o Brasil e a Áustria que se iniciou através da imperatriz D. Leopoldina, nascida na Áustria, primeira imperatriz do Brasil e incentivadora da independência.  Agora em setembro a programação do festival segue para Viena, capital austríaca.

Foto Danielle Pereira

Por Miza Tâmara

Leia também