Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

Fiéis na Vila do Natal Iluminado falam de seus rituais na noite do dia 24 de dezembro, em Sergipe

slide_7257fd85e1f8c60285e6c355a0923f62

Em mais uma noite de Vila do Natal Iluminado, a Filarmônica Dom José Palmeira Lessa e o cantor Robson Melo foram as atrações da noite deste sábado, 23, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. No Domingo, 24, véspera de Natal, será a vez de Gabriel Gois subir ao palco, às 18h. O que se nota entre as pessoas que visitam o espaço é a manutenção de uma tradição antiga entre os cristãos, que passam a data reunidos em família para cear depois de ir à missa.

O casal de engenheiros Ana Elisa e Frederico conferiu a programação da Vila do Natal Iluminado e decidiu iniciar a tour pelo Nordeste por Aracaju. Eles são do interior de São Paulo e desembarcaram na capital sergipana neste sábado com o filho. “Somos católicos e nessa época costumamos nos reunir com toda a família, mas este ano resolvemos fazer algo diferente, só com nós três. Costumamos cear, trocar presentes com todos os parentes, mas este ano vamos passar o Natal aqui, com a nossa família”, disse Ana Elisa, acrescentando que o casal está hospedado na Orla da Atalaia e o trajeto até a Vila do Natal foi muito tranquilo. “Dá para vir a pé. É bem diferente essa proposta de Natal em Aracaju. Já estive em cidades e a dimensão era bem menor. Tem até pista de gelo por aqui! Só não vou, porque estou com o bebê”, justificou.

Os noivos Stefan Yves e Ângela Rodrigues disseram que também mantém a tradição cristã no Natal. “Eu sou católico. Nos reunimos com os familiares, oramos, agradecimento e ceamos”, revelou o bibliotecário.

“É minha terceira noite aqui na Vila do Natal. Somos de Salvador, mas estamos mudando para cá. Eu e minha família todos os anos vamos à missa e depois fazemos a ceia”, expos o educador físico, Joil Antônio. “Tanto foi tranquilo o trânsito para chegar até aqui, quanto para estacionar”, completou, informando que mora com a esposa no bairro Farolândia, em Aracaju.

A programação de Natal em Gramado, no Rio Grande do Sul, é famosa em todo o país e no mundo. As irmãs Caroline e Tatiana Cravo contaram que sua mãe teve a experiência e agora passa o tempo comparando com a Vila do Natal Iluminado. “Ela está encantada. É a nossa primeira noite na Vila do Natal e minha mãe fica recordando a experiência que teve em Gramado. Ela esta achando linda a Vila”, contaram as irmãs. Em sua família, elas costumam celebrar a noite de Natal indo à missa na igreja do bairro Santa Lúcia todo dia 24 e depois ceando à meia-noite.

Ônibus

Uma parceria entre o Governo do Estado, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE) e a Prefeitura de Aracaju viabilizou uma linha de ônibus exclusiva, que circula na cidade desde o último dia 18. Ela ficará disponível até 6 de janeiro.

O itinerário faz parte do circuito Natal Iluminado, que inclui a Vila do Natal Iluminado, na Orla, o Parque da Sementeira e a Praça Fausto Cardoso.

Itinerário

Conjunto Bugio

Av. Maranhão

Terminal Integrado Mercado

Rua da Frente

Rua Itaporanga (Assembleia Legislativa)

Praça Fausto Cardoso

Rua Itabaianinha

Travessa Benjamin Constant

Av. Ivo do Prado

Av. Beira Mar

Av Jornalista Santos Santana (Parque da Sementeira)

Retorno

Av. Jornalista Santos Santana (Parque da Sementeira)

Av. Beira Mar

Terminal Integrado Zona Sul

Av. Rotary

Av. Santos Dumont

Passarela do Caranguejo

Retorno

Av. Santos Dumont

Praça de Eventos da Orla

Vila do Natal Iluminado

Em uma parceria entre Governo de Sergipe e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), com apoio da Energisa, a Orla da Atalaia, em Aracaju, recebe pela primeira vez a Vila do Natal Iluminado. A programação tem o objetivo de proporcionar aos visitantes de dentro e de fora de Sergipe a experiência inédita de um período natalino em um dos principais cartões-postais do estado.

Com ambientação temática, a vila conta com pista de patinação no gelo, roda-gigante, trenzinho, carrossel, igreja cenográfica, presépio, árvore de Natal de LED e espaço instagramável. A estrutura também integra espaço de alimentação com bares e lanchonetes, economia solidária e comercialização de artesanato.

Foto: Arthuro Paganini

Leia também