Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Governo leva Verão Sergipe para o Carnaval do Abaís, a partir do sábado

slide_c8adfbb38f77a22a7f4388f0a3f4ec8a

Depois de quatro finais de semana em que passou pela Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, Ponta dos Mangues, em Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu, o Verão Sergipe agora segue para o Carnaval na Praia do Abaís, em Estância, no litoral sul do estado. O Governo de Sergipe, realizador do evento, leva, no período de 10 a 12, uma vasta programação artística para quem for curtir os dias de Momo na Praia de Pirambu, uma das mais procuradas por turistas e sergipanos.

Nomes como Pagod’art, Ninha, ex-Timbalada, Bruninho Top 7, Filhos da Bahia, Guig Ghetto e Tuca Veloz, entre outros, animarão os foliões. A realização do Verão Sergipe, após 11 anos sem ser promovido pela gestão estadual, tem como objetivo contribuir com a interiorização do turismo e com o crescimento da economia local, que já tem suas praias tradicionalmente incluídas no roteiro turístico.

De acordo com a secretária Municipal da Cultura, Lidiane Nobre, com o apoio do Governo do Estado, a expectativa é de que a rotatividade na hospedagem cresça exponencialmente nesse período. “Nossas pousadas, restaurantes e bares estão muito procurados, sem dúvida. Eventos grandes assim estimulam a economia criativa, inclusive. Estância agradece, e os nossos munícipes, também”, declarou a gestora. Segundo ela, a julgar pela festa de Réveillon 2023, que classificou como um grande sucesso, o Carnaval no Abaís deve repetir a façanha de público, com a ajuda do Governo do Estado, ao contratar as atrações que se apresentarão nos três dias de festa.

Comércio local

A secretária Lidiane informou, também, que os reflexos do Réveillon reverberam até hoje na região, quando se depara com comerciantes que comentam que conseguiram vender todo o estoque na virada de ano, e isto tem deixado as pessoas ansiosas com a chegada do Carnaval. “Encontrei comerciantes que declararam que venderiam mais se tivessem mais estoque. A nossa praia superlotou no Ano Novo, assim como as nossas pousadas, restaurantes, enfim. Este legado trazemos para o Carnaval, que tradicionalmente em Estância sempre teve esse fluxo, mas com a programação esperamos mais, com certeza!”.

Confirmando o relato da secretária, a proprietária de um restaurante do Abaís, Letícia Barros, confirmou o sucesso de vendas na virada de ano e disse que espera o mesmo desfecho para a economia local no Carnaval 2024. “Comercializo refeições e bebidas. Nossa especialidade é a mariscada e teve muita saída no Réveillon. O turista aproveitou o dia 31 de dezembro, o lucro foi muito bom! Foi uma bênção e a expectativa é que no Carnaval o sucesso se repita”, disse a empresária.

A pousada de José Roberto também registrou 100% de ocupação, segundo informou o gerente. “Estamos com uma expectativa muito boa. O Réveillon foi muito bom para nós e por isso achamos que o Carnaval será da mesma forma ou até melhor”, declarou, ao revelar que em dezembro houve fila de espera para o seu estabelecimento. “Começamos cedo a organizar pacotes também para o Verão Sergipe no Carnaval e desde o início eles tiveram grande procura”.

Alta estação

Na Praia do Abaís, a maior parte das pessoas que trabalham no turismo aguarda a alta estação para aquecer os negócios. Segundo a presidente da Associação dos Moradores, Karina Liberal, o planejamento é feito para o verão, para garantir o sustento de praticamente todo o resto do ano. “Tudo que é feito para alavancar a festa na região com certeza é super bem-vindo e todos os empreendedores agradecem. O Ano Novo, por exemplo, foi um sucesso, e agora teremos o Carnaval, com o apoio do Governo do Estado”, especificou.

Segundo a liderança, atualmente a realidade econômica da Praia do Abaís é originada de atividades do turismo e do comércio, atividades essenciais para pequenos fornecedores como os pescadores. “Todos os dias saem dois, três barcos para o mar”, informou. A movimentação na praia também reflete na produção do extrativismo nos povoados vizinhos que produzem mangaba. O consumo do Abaís geralmente vem do Centro de Estância. Muitos empreendedores vão a Aracaju, mas a maioria consome no comércio local, o que significa que qualquer evento que beneficia a Praia do Abaís no turismo consequentemente beneficia os moradores dos povoados Cachoeirinha, Coqueiro, Manuel Dias e Ribuleirinha.

“Com o apoio do Estado, o Carnaval do Abaís vai gerar renda para a população. Isso gera expectativa, por exemplo, em relação às pousadas, restaurantes, bares, enfim, todo o comércio. As casas já estão sendo alugadas para temporada e isso gera emprego, renda, expectativa aqui para a nossa população”, declarou o prefeito Gilson Andrade, ao avaliar a importância do Verão Sergipe no município.

Programação

Para o Carnaval do Abaís, o Governo do Estado preparou uma programação especial dentro do Verão Sergipe. No sábado, 10, os shows começam com Val Valverde (20h), seguido por Pagod’art (22h) e Ninha (0h). Já no domingo, 11, é a vez de Bruninho Top 7 (20h); Guig Ghetto (22h) e Filhos da Bahia (0h). E na segunda, 12, sobem ao palco Tuca Veloz (20); Ittauan (22h) e Cavaleiros Elétrico (0h).

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu e Estância, e Deso.

Foto: Erick O’Hara

Leia também