Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Itaporanga realiza posse dos membros do fórum municipal permanente de educação

image

Criado como resultado do compromisso com a defesa da educação e da democracia e buscando promover educação inclusiva por meio de entidades governamentais e não-governamentais, o Fórum Municipal Permanente de Educação de Itaporanga (FME) realizou na quarta-feira, 27 de julho, a posse dos novos membros para o biênio 2022/2024.

O novo formato do fórum conta com 25 participantes e é composto de servidores das esferas pública e privada, alunos, pais de alunos, representantes sindicais e religiosos, garantindo, assim, mais transparência à aplicabilidade do plano de educação do município.

Para o secretário de Educação Ronaldo Oliveira, o trabalho desenvolvido pelo Fórum tem um importante significado social e político, pois abre possibilidades para ouvir diferentes vozes, “O fórum é importante, pois permite a ampliação da participação da comunidade local nas discussões sobre educação, acompanhando as ações e proposições de políticas educacionais. É também um espaço fundamental para o diálogo, o debate e encaminhamento de medidas para a garantia do direito à educação”, salientou.

Na esfera pública municipal, estão com representantes no Fórum a Secretaria Municipal de Educação; Poder Legislativo Municipal; Centro Municipal de Educação Infantil; Gabinete do prefeito; Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer; Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria de Administração Geral; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Saúde; Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio; Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Urbanos e Secretaria de Economia e Finanças. Dentre os sindicatos, têm-se representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Ainda fazem parte do fórum o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Rede Particular de Ensino, Igreja Presbiteriana em Missões, pais de alunos da rede pública e privada municipal e alunos de ambas as redes.

O FÓRUM MUNICIPAL PERMANENTE DE EDUCAÇÃO

O Fórum Permanente de Educação é um espaço de participação da sociedade para formulação e acompanhamento da política educacional no território itaporanguense. Seu principal objetivo é discutir, propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas no âmbito do sistema educacional, especialmente aquilo que está no respectivo plano de educação, que deve ser aprovado em lei e ter com referência nas atribuições e dinâmicas de funcionamento do Fórum Nacional de Educação.

E ainda responsável por coordenar as conferências de educação bem como efetuar o acompanhamento da execução do Plano Municipal de Educação (PME).

Fonte e foto assessoria

Leia também