Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

IV Encontro de Nupdecs debate resultados do Mapeamento

phpThumb_generated_thumbnail

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, promoveu neste sábado (28), o IV Encontro dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) no auditório da Academia de Polícia de Sergipe (Acadepol). Com a apresentação dos resultados do Mapeamento Participativo, a programação encerra o mês de campanha pela redução de desastres e celebra os cinco anos de implantação dos núcleos comunitários na capital.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que o encontro de Nupdecs fortalece o engajamento das comunidades e amplia a capacidade de resiliência da cidade. “Eles são os olhos da Defesa Civil dentro das comunidades. Com diálogo permanente, esses grupos se mantêm engajados com a Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil, no sentido de levar informações pertinentes à redução de riscos, multiplicarem boas práticas e obterem as respostas necessárias para cada demanda apresentada. Esse trabalho de formação e engajamento dos grupos, assim como o Mapeamento Participativo, já servem como referência para todas as Defesas Civis do Brasil, a partir do reconhecimento do Governo Federal, através do Banco de Boas Práticas”, explicou o secretário.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o mapeamento das áreas de risco na capital, há cinco anos, conta com a colaboração do Nupdecs. “Apresentamos as contribuições que eles levaram para a Defesa Civil, de modo que fique claro que a resiliência da cidade passa, diretamente, pela participação da comunidade”, frisou.

O coordenador do Nupdec Jabotiana, José Guedes, ressalta que o encontro possibilita ampliar conhecimentos sobre as particularidades das áreas de risco. “A troca de experiências entre os Nupdecs possibilita equalizarmos as nossas ações e, com isso, agregamos experiências. Todo dia é um aprendizado. Cada Nupdec com a sua particularidade e suas ações. Uma forma de manter a cidade mais segura e mais resiliente para salvar vidas”, considerou.

Fabrício Souza, integrante do Nupdec Cidade Nova, destaca que encontrou nessa iniciativa a oportunidade de contribuir com a comunidade. “Dar a minha contribuição enquanto cidadão, para que outros cidadãos possam ser ajudados em relação às suas necessidades. Identificamos a situação e repassamos para a Defesa Civil, de maneira que eles, por sua vez, possam tomar as providências”, pontuou.

Maria do Socorro Soares, moradora do Mosqueiro, integra o Nupdec Zona Sul e participa pela primeira vez do encontro. “Tanto para mim quanto para os outros moradores é importante se engajar nas questões da zona em que vive e conhecer os problemas de outras localidades. Apesar de ser um município só, cada local tem a sua particularidade e ninguém melhor que os próprios moradores para poder apresentar essa visão”, declarou.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o objetivo dos Nupdecs é contribuir para que as pessoas, nas suas comunidades, possam ter maior consciência sobre problemáticas e soluções voltadas à redução de riscos. “Realizamos esse evento para gerar maior integração entre os núcleos comunitários. Para que possam trocar experiências, para deixá-los ainda mais engajados e fazer com se sintam parte do Sistema de Defesa Civil”, explicou.

Durante o evento, houve homenagem aos membros dos Nupdecs Jabotiana, Porto Dantas e Cidade Nova, pelos cinco anos de formação e contribuição. Foram entregues, neste contexto, bottons comemorativos aos membros presentes no evento.

Foto: Marcelle Cristinne

Leia também