Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Litoral sergipano terá possibilidade de tempo nublado durante eclipse

slide_994b66a6a374fcbd8de8e005583422e4

Neste sábado, 28, um eclipse lunar poderá ser observado no litoral do Nordeste do Brasil. Conforme análise da Secretaria de Estado do Meio, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), as condições meteorológicas neste dia serão de possibilidade de chuva leve e céu nublado, com temperaturas variando entre mínima de 25º e máxima de 29.6º.

De acordo com o meteorologista da Semac, Overland Amaral, o sábado também terá céu claro, com presença de insolação durante o dia. “O início da noite espera-se formação de nuvens mais acentuadas. Vale ressaltar que estamos em um período de redução de chuvas, onde as temperaturas tendem a subir consideravelmente”, frisou

O eclipse parcial lunar terá início às 15h01 e se encerrará às 19h26 (no horário de Brasília) e o melhor momento para vê-lo é durante a noite. A Lua mergulhará totalmente na penumbra, mas apenas 6% de sua superfície será coberta pela umbra, resultando em uma pequena porção da Lua que ficará “mordida”.

É importante destacar que os eclipses da Lua ocorrem durante a Lua Cheia e que a Lua Cheia nasce quando o Sol se põe. Portanto, para observar esse espetáculo, é recomendável procurar locais com boa visibilidade para o leste, já que a Lua nascerá com o eclipse em andamento. Não será necessário ter cuidados especiais para observar o eclipse lunar.

Foto: Arthuro Paganini

Leia também