Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Ministério Público recebe visita de representantes do Ipesaúde

8

O Ministério Público de Sergipe recebeu a visita de representantes do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe – Ipesaúde. A equipe foi recepcionada pelo procurador-geral de Justiça José Rony Silva Almeida, pelo secretário-geral Manoel Cabral Machado Neto e pelo promotor de Justiça e diretor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, Fábio Viegas Mendonça de Araújo.

O objetivo foi apresentar um balanço do trabalho feito pelo Ipesaúde nos últimos dois anos. “A nossa estratégia de planejamento é pautada na sustentabilidade e na eficiência nas ações de promoção à saúde, seja na rede própria ou na credenciada. Fizemos um recadastramento, pois existia um cadastro desatualizado com 140 mil beneficiários, entre titulares e dependentes, e conseguimos reduzir 35 mil desses beneficiários que nem utilizavam mais o Ipes. Graças a parceria com o Ministério Público, elaboramos um Projeto de Lei, aprovado em abril de 2016, que permitiu que o Ipesaúde se igualasse a outros planos de saúde no modelo de financiamento em que os dependentes também contribuíssem, pois só metade dos beneficiários (os titulares) contribuíam, o que era insuficiente para manter o equilíbrio econômico. Hoje, podemos dizer que o Ipesaúde é economicamente superavitário”, explicou o diretor-presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira.

Durante a visita, também foi apresentado o Centro de Endocrinologia e Diabetes do Instituto. A médica endocrinologista Karla Rezende explicou o trabalho de prevenção feito pelo Ipesaúde. “Com o apoio do MP de Sergipe alcançamos muitos ganhos na promoção da saúde e, com isso, asseguramos os direitos da população. O Diabetes é uma pandemia, além de causar o sofrimento humano, ele é responsável pela maioria dos casos de amputações, insuficiência renal e cegueira, levando o paciente, às vezes, a aposentadoria precoce, gerando despesas para o Estado. O nosso trabalho é focado na prevenção. Através de uma equipe qualificada e uma estratégia de tecnologia, acompanhamos o paciente desde o acolhimento até o tratamento e, com isso, conseguimos monitorá-lo. O Centro de Endocrinologia e Diabetes tem 6.000 beneficiários assistidos. Em um ano e meio, a taxa de pacientes com glicemia equilibrada cresceu de 23% para 56,5%”, frisou.

“O problema do país não é recurso, é gestão e planejamento. Isso que vocês trouxeram é uma prova de que, com boa vontade e compromisso, é possível reverter a crise e oferecer à população o que é de direito dela. Além disso, reforça a ideia da qual já sabemos: a prevenção é a melhor solução, ela é fundamental. Esse programa de combate ao diabetes deveria ser modelo de atendimento para todo o Estado e ser implantado em Unidades Básicas que atendem pelo SUS. O MP continuará vigilante na garantia dos direitos à saúde do sergipano”, ressaltou o procurador-geral de Justiça José Rony Silva Almeida.

Também estiveram presentes, os procuradores de Justiça Ernesto Anízio Azevedo Melo e José Carlos Oliveira Filho, o promotor de Justiça Edyleno Ítalo Santos Sodré e a equipe do Ipesaúde: a diretora de Promoção à Saúde, Taciana Carvalho; a coordenadora do Centro de Diabetes, Cléa Dionísio; o procurador jurídico Ricardo Alcântara; e o gerente administrativo-financeiro Fábio Machado.

Fonte e foto assessoria

Leia também