Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Monte Alegre de Sergipe comemorou o aniversário do Sarau no Coreto

NQKQ3380

A população monte-alegrense se reuniu na noite do último sábado, 23/07/22, em torno do coreto, para comemorar o 5º Aniversário do Sarau no Coreto. Esse projeto é fruto de um sonho idealizado em sala de aula entre professor e estudante, durante o ensino médio quando o último cursava, sendo concretizado em julho de 2017.

Ao longo da caminhada o projeto vem ganhando a adesão de novos membros da comunidade, pois a cada mês os(as) resistentes encontram-se para discutir um tema social, recitar poemas, ouvir músicas e criar laços. Com essa sintonia, o projeto se solidifica. É válido ressaltar que não há fins financeiros nesta ação, mas o abraço dos(as) artistas, poetas, músicos entre outros(as) com o propósito de preservar, apoiar e resgatar a cultura local.

A pluralidade das apresentações, marca registrada do Sarau, foi uma das características da noite, com a apresentação da quadrilha “Ouro Branco” da comunidade de Santa Rosa do Ermírio, Poço Redondo; declamação do monólogo “Magoas do Caboclo” da escritora gloriense Dona Janete feita pelo poeta e ator Rafael de Souza; recitações de poemas pelas estudantes Adriene Costa e Kerolly Louranny. Além delas, o público foi agraciado com os poemas de Eunice Guimarães (acadêmica da Academia Municipalista de Sergipe), Alaide Costa (acadêmica da Academia Sergipana de Cordel), Maria Rita (presidenta da Academia Sancristovense de Letras e Artes) e Fred Dantas (coordenador do Café Poético Sergipano). Houve música com Johny Fiel, Cris Rodrigues, Zuza e banda Forró Alegre, moda de viola com Humberto, Luidi e Yudi (cantores mirins) e a dupla sergipana Chico Queiroga e Antônio Rogério. Ainda ocorreu a exposição do artesanato produzido pelas artesãs Fátima e Helena.

Além dessa diversidade cultural, houve a entrega do Prêmio “Amigo(a) do Sarau no Coreto” a três pessoas que contribuíram e contribuem com o projeto. Esse prêmio é uma forma que os idealizadores (Carlos Alexandre e Matheus Borges) encontraram para homenagear pessoas que acreditam na ação. Os homenageados foram Felipe Alves da Silva por sempre disponibilizar o som para a realização das edições, Gismário Oliveira Correia Filho (Geninho de Zé de Dé) por ser o autor, quando esteve como vereador, do projeto de lei reconhecendo o Sarau no Coreto como Patrimônio Cultural e Imaterial do município e Martha Danielly do Nascimento Melo por abraçar cada uma das ações do projeto.

Com o intuito de angariar recurso para fomentar as ações do Sarau foi realizada a rifa de um kit literário, ferro e fogão, tendo como ganhadores o Kauã Alves (Kit Literário) com o número 42 e Robson Soares (Ferro e Fogão) com os números 146 e 149).

O evento contou com a presença da comunidade, visitantes, professores(as), estudantes e autoridades como a Marinez Pereira (prefeita municipal), vereadores Cicero Geonilton e Robson Soares(Bicinho da Society), Secretário Geral – Luciano Lino, Secretário de Saúde – Evandro Silva, Secretária de Ação Social – Marília, Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – Rafael Bonfim, Ex-prefeito Edmilson Canuto, Ex-vereadores Acrísio Pereira e Júnior Farias, Aline Vasconcelos (prefeita de Poço Redondo), Júnior Chagas (ex-prefeito de Poço Redondo) e vereador Kakinha de Poço Redondo. Ainda contamos com a presença dos escritores Jailton (Nossa Senhora das Dores), Idenilson (Porto da Folha), Zé Nunes (Monte Alegre de Sergipe), Carla Cristina (Aracaju) e do músico Jilberto (Santa Rosa do Ermírio) entre outros e outras.

Agradecemos   o apoio da comunidade, o abraço dos visitantes, a participação dos músicos, poetas, membros da quadrilha “Ouro Branco”, a colaboração de cada pessoa que ajudou na rifa. Além desses parceiros, queremos agradecer a outros apoiadores como o  Deputado Federal João Daniel, a ex-deputada estadual Ana Lúcia, ao músico André Lucas (Dé Lucas), ao Coletivo dos Saraus,  a Prefeita Municipal Marinez Pereira, ao Vereador Robson Soares (Bicinho da Society), Secretaria Municipal de Obras em nome do Secretário Bebeto Martins, Evandro Silva – Secretário Municipal de Saúde, Secretaria de Agricultura em nome do secretário Aroldo, Kakinha vereador de Poço Redondo, Prefeitura Municipal de Poço Redondo na pessoa da prefeita Aline Vasconcelos, Thaise Muller diretora do Centro de Excelência 28 de Janeiro, Aldiane Goes diretora do Centro de Excelência Professora Noêmia de Souza, Santa Rosa do Ermírio-Poço Redondo, Taberna Viracopos,  NB Distribuidora, Mercearia RE, TV Sergipe, site FAXAJU, jornalista Claudio Nunes e site Capital do Sertão.

Por Carlos Alexandre N. Aragão

Professor e Idealizador do Sarau no Coreto

Leia também