No último domingo, 08, o deputado estadual e candidato a deputado federal, Rodrigo Valadares, esteve reunido com moradores do Várzea Grande e o líder comunitário Robson Taxista, que denunciaram falta de atendimento em Posto de Saúde localizado no Sol Nascente, próximo à comunidade.
“Estivemos na comunidade da Várzea Grande conversando com diversos moradores. Além de ter uma situação extremamente precária na falta de saneamento, a gente recebeu uma reclamação muito grave: os moradores do local dizem que estão sendo negados de ter atendimento no posto de saúde do Sol Nascente, só que os condomínios que estão muito próximos à comunidade têm o atendimento garantido”, disse.
Segundo o que foi relatado ao deputado, a unidade básica de saúde mais próximo à região alega que o Várzea Grande pertence a São Cristóvão e por isso devem procurar atendimento no município que residem. Entretanto, toda a população é beneficiária do Sistema Único Saúde (SUS) e o atendimento não pode ser negado em qualquer lugar que seja, independente de onde residam.
O parlamentar, entendendo a situação como absurda, declarou que vai oficiar à Secretaria de Saúde de Aracaju para explicar melhor o caso. “Precisamos entender o que está acontecendo e ver se essa situação realmente procede, pois é um absurdo ter na mesma localidade um posto de saúde, recusando atender a população, alegando que é de São Cristóvão. No meu entender isso é errado e nós vamos lutar para que todos tenham atendimento do sistema de saúde”, disse.
Segundo Robson Taxista, essa luta vem sendo travada há cerca de três anos e a expectativa é de que finalmente seja solucionada. “Essa comunidade sofrida não pode continuar excluída no posto de saúde, mandando ir para São Cristóvão e estando ao lado do Sol Nascente. Eu entendo que o sistema é único e todos têm direto de serem atendidos”, pontuou.
Foto assessoria
Por Luísa Passos