Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Moritos Matos participa de ato dos alunos do IFS para cobrar mais segurança

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz033

A convite do Diretório Central dos Estudantes – DCE – do Instituto Federal de Sergipe – IFS – o deputado Moritos Matos (PROS) participou na terça-feira, 6, de uma caminhada para cobrar da Secretaria de Segurança Pública – SSP – mais segurança na localidade. Além dos estudantes, professores e funcionários do Instituto e de outras escolas próximas que também se juntaram ao ato. Eles pedem rondas constantes da polícia e a manutenção da iluminação pública. “É uma satisfação fazer parte deste ato em que fui convidado, porque não dá mais para ficarmos em silêncio. Não dá mais para que a população se cale”, afirma Moritos Matos.

O parlamentar enfatiza que é de suma importância que todos saiam da zona de conforto. “Precisamos mostrar para as autoridades que não tem mais condição de ficarmos sem segurança. É necessário nessa área aqui do IFS e dos Colégios que ficam no entorno (Colégio Estadual 24 de Outubro, Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos – Colégio Estadual Professor Severino Uchoa, Instituto de Educação Rui Barbosa – Escola Normal e Colégio Estadual Presidente Costa e Silva) que a SSP mantenha um policiamento constante, principalmente nos horários de saída dos alunos. É necessário que todos unidos possamos juntos brigar para que tenhamos mais segurança”, ressalta o deputado Matos.

Segundo o estudante de Química e secretário-geral do DCE-IFS, Alan Matheus dos Santos, o ato foi organizado porque na segunda-feira, 29, aconteceu uma tentativa de homicídio na porta do instituto. “Onde poderia ter sido baleado algum estudante do IFS. Solicitamos da SSP maior segurança e não fomos atendidos, mandamos oficios, mas não tivemos retorno. Essa caminhada é um meio de chamar a atenção do poder público, não só da SSP, como também das autoridades que se encontram aqui presentes, a exemplo do Deputado Matos”, pontua Alan. Ele acrescenta que o jovem baleado na frente do IFS acabou falecendo.

Durante o percurso pelas ruas e avenidas próximas ao IFS os alunos entoaram o grito “1, 2, 3, 4, 5 mil, queremos segurança ou paramos o Brasil”. E o estudante de eletrotécnica André Mâcedo, 20 anos, que acompanhou o trajeto dessa Caminhada por mais segurança relata que o IFS possui catracas na entrada da Instituição, mas desde que ela foi posta há cerca de quatro anos nunca funcionou “Os seguranças só estão aqui para zelar pelo patrimônio. Os assaltos nas imediações do IFS são constantes, isso acontece em qualquer horário, as ruas são mal iluminadas. Vários amigos meus já tiveram celulares e materiais escolares roubadas. Direto ocorre furtos de veículos”, lamenta André Mâcedo.

Outra preocupação relatada pelo secretário-geral do DCE-IFS, Alan Matheus dos Santos, se trata da iluminação precária. “A partir das 18h quando saímos da instituição nós deparamos com as ruas que dão acesso aos pontos de ônibus mal iluminadas, as ruas são escuras. Mesmo depois da tentativa de homicídio na porta do IFS não tivemos nenhuma ronda policial nas imediações da instituição”, expõe o estudante Alan Matheus.

Foto: Andréa Oliveira

Por: Andréa Oliveira

Leia também