Aracaju, 14 de maio de 2024
Search

MP de Sergipe participa do I Fórum Estadual de Educação Permanente (Foto ascom ASN)

Nilzir11

O Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público – ASMP, Nilzir Soares Vieira Júnior participou do Fórum Estadual de Educação Permanente realizado no Espaço de Vivência da Universidade Federal de Sergipe – UFS. O Fórum reuniu conselheiros de saúde, Secretários executivos e representantes dos órgãos de controle, tais quais MPE e MPF.

“A Parceria entre os Órgãos de Controle e os Conselhos de Saúde na Defesa do Interesse Coletivo” foi o tema do Fórum. Desenvolvido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o evento teve por objetivo promover a capacitação dos conselheiros de saúde nas esferas Municipal e Estadual, como também dos secretários executivos, na perspectiva de fortalecer a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião também foi realizada a eleição de representantes para plenária regional e nacional.

A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, que também preside o CES, destacou a importância do fortalecimento de parcerias e o papel da educação como ferramenta de desenvolvimento para a saúde pública.

“Os municípios reunidos representam a força que Sergipe tem na construção das Políticas Públicas de saúde. Essa parceria com os órgãos de controle, com o Ministério Público Federal, Estadual, Tribunal de Contas de Sergipe e as portas abertas da Universidade nos tem fortalecido muito”, destacou Conceição Mendonça.

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli, disse que: “Nesses últimos anos, a UFS tem feito um esforço enorme para fortalecer o diálogo com a sociedade. A melhor forma de fomentar Políticas de Saúde é, sem dúvida, dialogando com as instituições responsáveis. Com a SES, nosso diálogo tem sido intenso e isso tem facilitado muito as ações da Universidade, junto ao Estado e os Municípios. Quem ganha com isso é a população”, diz o reitor.

Dr. Nilzir enfatizou a importância do evento. “É necessário aproximar as entidades de controle social, representadas pelo Conselho Estadual de Saúde, e Conselhos Municipais de Saúde, aos órgãos de fiscalização. É fundamental a interação dessas instâncias de controle para que melhores e maiores resultados sejam produzidos. Quem ganha é a sociedade e o SUS, que é uma grande conquista do povo brasileiro e precisa ser valorizado”, disse o Promotor de Direitos à Saúde.

Coordenadoria de Comunicação Ministério Público de Sergipe

 

Leia também