Aracaju, 8 de maio de 2024
Search

Mulheres assistidas pelo CRAS participam de oficina de crochê no RioMar Aracaju

The girl knits a flower from thread, close-up

Através da parceria firmada entre o Centro de Referência da Assistência Social Benjamin Alves de Carvalho – localizado no bairro Coroa do Meio –, Fundação Pedro Paes Mendonça, Instituto JCPM de Compromisso Social e RioMar Aracaju, mulheres que fazem parte do grupo de convivência do centro de referência irão participar de uma oficina de crochê, ministrada por artesãs da Serra do Machado.

“Essa é a segunda ação que o shopping e o IJCPM proporcionam às mulheres cadastradas no CRAS. O primeiro contato foi através de uma oficina de ‘Habilidades Digitais’, em que mulheres de 60+ puderam receber noções básicas para o uso das ferramentas disponíveis nos smartphones”, conta Débora Guerra, Coordenadora de Ação Social do IJCPM. A coordenadora acrescenta que os cursos oferecidos visam a socialização e o entretenimento das participantes.

A oficina de crochê acontecerá sempre às quartas-feiras, dias 20 e 27 de dezembro, das 14h às 16h, no Coworking do RioMar Aracaju. “Vamos aproveitar a oportunidade em que as artesãs assistidas pela FPPM estão no shopping expondo na feira ‘Serra do Machado Feita à Mão’, para dispor às alunas momentos de uma arteterapia, já que o crochê é uma técnica que, comprovadamente, eleva a autoestima”, acrescenta Guerra. Para iniciar a oficina, cada participante irá receber um kit com linhas e agulha fornecido pelo IJCPM, como material de apoio.

Para o coordenador de Comunicação e Cultura da FPPM, Zalberto Lima, a oficina será um momento de troca e uma grande experiência para as artesãs da Serra do Machado que irão atuar como monitoras. “Na Fundação, as artesãs são assistidas e orientadas para que possam se desenvolver e realizar sonhos, através dos cursos de capacitação e das feiras em que participam. A parceria com o Cras traz a oportunidade de elas dividirem conhecimentos, um pouco da experiência que têm. Eu acredito que será um momento muito significativo e gratificante, tanto para as artesãs quanto para as mulheres assistidas pelo centro de referência da Coroa do Meio”, pontua.

A parceria entre o CRAS Benjamin Alves de Carvalho, RioMar Aracaju e o Instituto João Carlos Paes Mendonça, teve início há cerca de dois anos. Durante esse período, equipes técnicas, líderes comunitários e coordenações de Ongs se reuniram em algumas ocasiões para discutir melhorias dentro da comunidade localizada no entorno do shopping.

Uma das ações postas em prática foi o Projeto Jogando Limpo com o Mangue, onde foram feitas atividades às margens da Maré do Apicum, com famílias e moradores do território e profissionais dos serviços.

A ideia das oficinas surgiu como uma oportunidade de maior conexão entre o Instituto JCPM e os usuários assistidos no centro de referência, para momentos de troca e aprendizado.  “Tal parceria vem rendendo bons frutos para a comunidade, fortalecendo as famílias com aprendizado de novas habilidades, independência financeira, melhoria da saúde mental e motivação para novos projetos, além do sentimento de pertencimento da comunidade a seu território”, celebra Iulná de Almeida, coordenadora do CRAS Benjamin Alves de Carvalho.

Foto. GettyImages l João Soares

Lotti+Caldas Comunicação

Leia também