Aracaju, 21 de setembro de 2025
Search

Novo Centro Dia acolherá idosos em situação de vulnerabilidade social

phpThumb_generated_thumbnail

A promoção de saúde, acolhimento e qualidade de vida é um dos nortes da Prefeitura de Aracaju. Este direcionamento se reflete nas iniciativas da gestão municipal, inclusive nos equipamentos públicos que são construídos ou revitalizados estrategicamente em toda a cidade, de forma que proporcionem retorno e satisfaçam as necessidades da população.

Uma destas obras é o Centro Dia do Idoso, erguido pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), no bairro José Conrado de Araújo, dentro da área do Centro Social Urbano (CSU). A unidade tem o objetivo de prestar acolhimento a idosos em situação de vulnerabilidade social.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a construção do novo Centro Dia do Idoso vai possibilitar cuidado qualificado às pessoas na terceira idade.

“É uma unidade que vai tratar com muito carinho os idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade e estão passando por algum tipo de fragilidade. Este será o primeiro tipo de Centro Dia voltado para este público, e isso vai fortalecer a rede de assistência. O trabalho segue em ritmo satisfatório, e em breve o prédio estará disponível para que a comunidade possa usufruir”, enaltece Ferrari.

A obra está em andamento, e é executada em ritmo acelerado. No momento, a Emurb realiza armação, formas e concreto de vigas, que fazem parte da sustentação do prédio. Essas vigas estão sendo impermeabilizadas, para evitar umidade na estrutura.

A unidade ocupará uma área de 303,57 m², e contará com varanda, recepção, espaço multiuso, refeitório, cozinha, despensa, depósito, áreas de serviço, espaços de atendimentos coletivo e individual, administração, almoxarifado e academia ao ar livre. A quadra esportiva do local será reformada e terá cobertura, alambrados, pisos de alta resistência e equipamentos para vôlei, basquete e futebol.

Centro Dia

O Centro Dia é um equipamento socioassistencial destinado ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados.

Podem ter acesso ao equipamento pessoas idosas que dependem de cuidados para a realização de suas atividades diárias, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: isolamento social, confinamento, falta de cuidados adequados, alto grau de estresse do cuidador familiar, entre outros; bem como usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

Este equipamento, que será o primeiro do tipo na capital sergipana, disponibilizará profissionais como assistente social, educador social, cuidador, educador físico, entre outros.

Centro Dia para Pessoas com Deficiência

Em Aracaju, a Assistência Social possui um Centro Dia para pessoas com deficiência, que está localizado na travessa Canaã, no bairro Pereira Lobo, e possui uma equipe de 12 profissionais, entre assistentes sociais, educadores sociais e cuidadores.

O equipamento atende a 34 usuários com idades entre 18 e 59 anos, com deficiência visual, cognitiva e física, e portadores de algumas síndromes, como Síndrome de Down e do Espectro Autista.

Para ter acesso ao equipamento, o cidadão pode procurar a unidade ou também ser encaminhado a ela por meio da busca ativa, via outros serviços da Assistência Social, como Cras, Creas e, também, a partir do Ministério Público.

Foto: Ascom/Emurb

Leia também