Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS têm como propósito, junto à instituições e sociedade civil, indicar e promover ações em prol de um meio ambiente habitável para estas e as futuras gerações. Iniciou-se em meados de 2015, na cidade de Nova York, após representantes de 193 países Estados-membros da Organização das Nações Unidas – ONU reconhecerem que a erradicação da pobreza em todas as suas instâncias, principalmente a pobreza extrema, é o maior desafio global, requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Adotaram então o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para propiciar um desenvolvimento sustentável nos quinze anos seguintes, sem deixar ninguém para trás.
A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. Indicando 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, com 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, possibilitando uma adoção para todos países, de acordo com suas prioridades. Uma parceria global que orienta escolhas necessárias para melhorar o bem mais precioso, a vida.
O Movimento Nacional ODS Sergipe é um movimento social, constituído por voluntários de caráter apartidário, plural e ecumênico. Tendo como exclusiva finalidade contribuir para com a construção de um corpo social, socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrado.
Deste modo, a instituição realiza eventos que trazem à luz a interdisciplinaridade dos objetivos sustentáveis, práticas e ações humanas fundamentais. De forma híbrida, simultaneamente abrangendo todos os Núcleos Estaduais, seus Comitês e Signatários. Engajando diferentes segmentos da sociedade brasileira a Agenda 2030.
Este ano não será diferente, mais uma vez os constituintes do movimento organizam um evento intitulado “Selo ODS 2022”, que acontecerá nas instalações do SEBRAE Sergipe, junto aos diversos apoiadores dos 17 objetivos. O evento constitui-se em dois formatos, primeiro com a solenidade de abertura, premiação e entrega dos selos ODS. Em um segundo momento, realiza-se o intitulado “Boas Práticas 2022″, onde ações serão executadas por signatários dos 03 setores, promovendo saúde e bem estar, vida terrestre, vida debaixo da água, parceria pelas metas e muitos outros, no Festival de Artes de São Cristóvão – FASC.
Como torna-se um chancelado:
Para concorrer ao selo ODS 2022 é necessário ser signatário(a) como pessoa física ou jurídica que atua no estado de Sergipe. As inscrições no Movimento Nacional ODS Sergipe vão até o dia 17 de novembro do ano em curso.
Para realizar sua inscrição será necessário entrar em nosso site, se.movimentoods.org.br. Iniciar a inscrição no menu “Faça parte”, responder o Formulário de Inscrição no Selo ODS 2022. Após, enviar o Relatório de Gestão Anual dos ODS, por e-mail, através do endereço mov.ods.sergipe@gmail.com.
É de suma importância seguir o modelo padrão disponibilizado no site, até a data de fechamento. Será necessário atingir uma pontuação mínima entre os inscritos. Após, segue-se para a análise do relatório, executada pela comissão técnica. Em seguida, dá-se início a etapa de avaliação para o processo de obtenção do Selo ODS 2022.
Para conquistar o Prêmio Boas Práticas em ODS 2022, é necessário elegibilidade inicial. Análise do cumprimento dos requisitos anteriores, nas etapas do Selo ODS, ter sido um selecionado na etapa de avaliação entre os candidatos no ano de 2022. Após, segue-se para o sistema de avaliação, com base nos critérios de desempenho, abrangência e relevância das práticas em ODS.
Ícaro Figueiredo Correia
Movimento Nacional ODS Sergipe