Aracaju, 11 de agosto de 2025
Search

Obras do Centros de Excelência John Kennedy e José Rollemberg Leite em ritmo acelerado

5d65a263-77c9-42a7-a4eb-54a54d21ecaf

As duas unidades escolares são referências para os bairros Getúlio Vargas e José Conrado de Araújo, em Aracaju, e têm previsão de finalização em novembro de 2024

Quando forem entregues às comunidades escolares, os Centros de Excelência John Kennedy e José Rollemberg Leite, ambos localizados em Aracaju, ofertarão aos alunos, professores e funcionários uma estrutura adequada às diretrizes para a educação do futuro. Estão sendo reformadas as salas de aulas, salas de professores, do grêmio estudantil, os laboratórios de Informática e as salas de Ciências. Os centros passam por modernização e ampliação das salas de Multimeios, das bibliotecas e dos auditórios, e serão totalmente climatizados.

Há também no projeto posto em prática toda uma estrutura de serviços e sistemas de acessibilidade para pessoas com deficiências, além de suporte de combate a incêndio e áreas de lazer e esportivas. Os dois centros ganharão modernos espaços multiesportivos com quadra coberta, vestiários, iluminação em LED e arquibancadas.

As duas unidades entraram em reforma no final de 2023 e a perspectiva é de que fiquem prontas em novembro de 2024. Técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) vistoriaram o canteiro de obras nesta quinta-feira, 4, com o objetivo de avaliar e deliberar providências para que sejam entregues de acordo com o previsto em contrato.

Centro de Excelência John Kennedy

A primeira visita aconteceu no Centro de Excelência John Kennedy, instituição escolar com mais de 14 salas de aula e que apresenta um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da rede estadual nos 9ºs anos do Fundamental.  Estão sendo investidos pelo Governo de Sergipe R$ 2.399.730,57.

“É uma obra esperada. Foi abandonada pela empresa em um contrato complexo, rescindimos o contrato, aplicamos as sanções necessárias, relicitamos e outra empresa venceu a obra. Estamos acompanhando de perto. É uma escola fundada em 1968, com uma boa história na educação do nosso estado e da nossa capital, e pretendemos devolver o John Kennedy esse ano à nossa comunidade estudantil”, destaca o secretário da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.

A diretora do John Kennedy, Armênia Ribeiro, lembra que alunos e professores estão ansiosos e esperançosos, na perspectiva de que o ano letivo de 2024 finalize já na “Casa que é do John”. Ela lembra que há uma procura grande de intenção de matrícula dos alunos, juntamente com professores motivados. “Os alunos passam pela obra da escola, estamos acompanhando de perto, esperançosos que a gente possa concluir 2024 já no nosso prédio. Temos uma expectativa para 2024 ainda mais promissora. Poderemos fazer um trabalho ainda melhor para a educação sergipana na nossa Casa”, avalia.

Centro de Excelência José Rollemberg Leite

A unidade escolar do bairro José Conrado de Araújo completou 70 anos em 2023 e recebeu a visita de técnicos da Seduc para anunciar a esperada reforma do prédio. As comemorações foram desenhadas pela motivação de que logo seria iniciada a reforma do prédio, e assim aconteceu.

As obras tiveram início em novembro e o contrato indica que ocorrerá em 12 meses, ou seja, com finalização em novembro de 2024. “Visitamos a parte interna do José Rollemberg e percebemos um ritmo acelerado de trabalho. Conferimos o serviço que está sendo feito, o cronograma, e vamos continuar acompanhando. Assim, garantimos que a obra flua, e, se houver qualquer dificuldade, a gente corrige, para que em um espaço curto de tempo o centro de excelência seja devolvido à comunidade”, diz Zezinho Sobral.

São investidos pelo Governo de Sergipe no José Rollemberg Leite cerca de R$ 2.140.111,95, na recuperação da estrutura existente, cobertura, rampas e escadas, instalações elétricas e hidrossanitárias, entre outros itens de modernização da unidade escolar.

A diretora Andreza Cristina Andrade afirma que a reforma é um presente para a comunidade escolar do José Rollemberg. “Logo depois de termos completado 70 anos, mudamos para outro prédio e ganhamos o presentão da reforma, assim como o secretário tinha prometido. A comunidade escolar está muito feliz que a obra tenha sido iniciada. Tenho acompanhado, ido lá, e estamos impressionados com o ritmo que a obra está ganhando. A casa reformada possibilitará ofertar uma condição melhor para os nossos estudantes e profissionais”, ressalta.

Texto e foto: Silvio Oliveira

Leia também