Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Parceria entre prefeitura de Itaporanga e senar oferece cursos gratuitos

image

O intuito dos cursos é a capacitação dos itaporanguenses, dando uma nova perspectiva de vida a eles

Capacitar e qualificar para o mercado de trabalho e desenvolvimento de novas habilidades e competências, é uma preocupação da Prefeitura de Itaporanga. Por conta disso, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (SENAR/SE), oferecerá cursos profissionalizantes voltados para os itaporanguenses ligados ao meio rural ‒ produtores, filhos de produtores, trabalhadores rurais, profissionais do setor, prestadores de serviço e parceiros ‒, que possuem pouco ou nenhum conhecimento a respeito das diferentes formas de organização de produtores e empresas rurais.com ênfase nos produtores rurais da cidade.

O curso de Associativismo e Cooperativismo será o primeiro ofertado, com objetivo de orientar os produtores sobre os procedimentos para realizar a abertura de associações e cooperativas, esclarecendo as principais dúvidas e norteando como deve ser feito todo o processo, os conceitos do que é associativismo  e suas modalidades, cooperativismo, etc.

Em seguida, a prefeitura ofertará o curso de Empreendedorismo e Plano de Negócios buscando a capacitação dos moradores para a função de empreender e gerir negócios, além de identificar os principais desafios da área e formas de gerenciar crises, de modo a que os produtores rurais de Itaporanga aprendam a produzir e ganhar mais nos seus negócios.

Para a secretária de Assistência Social e Trabalho, Izabel Sobral, “os cursos beneficiarão diretamente a população, em especial os produtores rurais, levando um maior conhecimento de práticas que podem ajudá-los no dia a dia com a propriedade, fortalecendo o comércio local e ajudando na geração de empregos da cidade”, enfatiza.

O curso de Associativismo e Cooperativismo as inscrições irão até o dia 18, e período de aulas entre 18 a 25 de julho. quem desejar fazer o curso de Empreendedorismo e Plano de Negócios terá até o dia 25 para realizar a inscrição e o período de aula será entre 1 a 12 de agosto. Todas as inscrições deverão ser realizadas no prédio da Secretaria e os interessados precisam ter pelo menos 16 anos.

SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional de Sergipe – SENAR-AR/SE é uma instituição de direito privado, estruturada sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e as Federações de Agricultura Estaduais. Em Sergipe, o SENAR-AR/SE está vinculado à FAESE –, sendo administrada por um Conselho formado por representantes do SENAR-AR/SE, do SENAR Administração Central, da Classe Produtora, da Federação dos Trabalhadores Rurais – FETASE e da própria FAESE.

Com informações do site SENAR

Por Elaine Mesoli

Leia também