Aracaju, 28 de outubro de 2025

Aracaju, 15 de outubro de 2025

Search

Pesquisador cria canal no youtube para ensinar física através do skate (Foto ascom)

alberico

Nos últimos anos, esportes radicais como surf e skate ganharam mais espaço na mídia e mais adeptos entre os jovens. A causa disso são os atletas brasileiros que vêm se destacando mundialmente. Pensando nisso, o doutor em Engenharia Nuclear, Albérico Blohem de Carvalho, criou um canal no youtube que une Física e esporte. Uma forma de tornar mais fácil o aprendizado dos jovens.

“O canal vem estreitar laços entre esta ciência e adolescência. Assim, além de incentivar a prática, desenvolve o espírito científico. Alguns estudos mostram que o skate pode ser utilizado como um facilitador na construção do conhecimento científico, tornando-o mais acessível e compreensível”, contou.

O objetivo do canal é ser uma ferramenta complementar para o ensino da Física. Além de estimular os alunos a utilizarem as novas tecnologias para auxiliá-los na construção do conhecimento, encorajá-los a praticar algum esporte. O professor ressalta a importância do projeto. “Sabemos que os jovens estão cada vez mais sedentários e isto pode refletir em uma vida adulta inativa aumentando assim a probabilidade de se desenvolver alguma doença crônica.”

Os vídeos são divididos de duas formas: os rápidos, de aproximadamente 15 segundos, que apresentam ou lembram um conceito físico e os mais longos, por volta de 1 minuto, que são explicativos. O conteúdo poderá ser acessado por qualquer pessoa através do Youtube.  Albérico explicou que a exposição dos vídeos em sala de aula servirá para facilitar o ensino e complementar a aula.

A divulgação do canal “Física pelo Esporte” começou há pouco tempo. Ele foi lançado na Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart) no dia 10 de junho, através da oficina temática intitulada “Ferramentas para o Ensino de Física Explorando Novas Tecnologias”. Neste dia, foram entregues DVDs com vídeos do canal aos professores. O doutor em Engenharia Nuclear mostra-se animado com os resultados.

Apoio

O projeto integra o edital “Popularização da Ciência” desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Além do canal no Youtube, o pesquisador criou uma conta no Instagram (@fisicapeloesporte) onde posta fotos relacionadas aos temas dos vídeos e uma página no Facebook. Assim, disseminando o projeto para além de Aracaju.

Assessoria de Comunicação Fapitec

Leia também