Aracaju, 15 de outubro de 2025
Search

PMA garante apoio logístico a eventos carnavalescos em espaços

phpThumb_generated_thumbnail

A Prefeitura de Aracaju presta apoio à realização de festejos carnavalescos em espaços públicos. Por meio do suporte de serviços essenciais, a gestão municipal visa garantir a tranquilidade dos foliões durante os eventos. Ao todo, 51 bloquinhos foram autorizados, sendo que 26 já foram realizados, e 25 estão marcados para acontecer até 25 de fevereiro.

Os bloquinhos autorizados enviaram à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), por meio do portal AjuInteligente, todas as informações sobre o evento, como o tipo de manifestação, número de participantes, local pretendido, recursos visuais e sonoros que serão utilizados, bem como horário de início e término do evento. A partir dessas informações, a Prefeitura prestará o apoio necessário em diversas frentes, como na organização do trânsito e na garantia da limpeza pública.

Com o objetivo de conscientizar os condutores sobre a importância de manter as boas práticas no trânsito também durante o período carnavalesco, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) já fez, antecipadamente, uma campanha educativa com foco na prevenção de sinistros de trânsito no Carnaval. A ação contou com entrega de material educativo, abordagens a motoristas, motociclistas e pedestres, cartazes com mensagens de conscientização e música.

De acordo com o diretor de Trânsito, Thiago Souza Alcântara, a SMTT avalia e instrui os organizadores dos blocos em relação à comunicação aos moradores das localidades dos trechos que serão interditados sobre os eventuais impactos que serão causados, por conta do evento. Além disso, é feita toda a orientação sobre a sinalização e materiais que serão empregados para que o evento aconteça.

“Há também eventos que exigem a necessidade do emprego do efetivo da SMTT, através dos agentes de trânsito, e aí é feito um planejamento operacional, uma escala para que esses agentes executem uma operação para viabilizar a realização do evento carnavalesco”, disse.

O diretor explica ainda que é de responsabilidade da organização do evento todo o material de sinalização empregado na interdição, como por exemplo, cones e cavaletes. “Nós ressaltamos também que é dever do organizador do evento cumprir fielmente a licença que foi concedida pelo órgão de trânsito, ou seja, se houver montagem de estrutura, essa desmontagem deve ser feita dentro do horário que foi estipulado”, afirmou.

Limpeza e meio ambiente

A Emsurb também se soma às ações de organização da cidade para que haja tranquilidade durante os festejos dos blocos carnavalescos autorizados. A empresa atuará na liberação dos espaços públicos e na limpeza das localidades onde irão ocorrer os desfiles dos blocos, antes e depois da realização da festa. Para os dias de desfile de bloco, a Diretoria de Operações (Diropa) trabalhará com um efetivo maior do que em dias normais, com a atuação de até duas equipes extras para realizar a limpeza dos locais de festa.

Já a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) reforça os cuidados que devem ser observados para que as festas possam ocorrer dentro do que rege a legislação. De acordo com o diretor de controle ambiental da Sema, Ludwig Oliveira Júnior, o local precisa estar dentro de uma distância mínima de 200 metros de hospitais, clínicas, unidades de pronto-atendimento, entre outros prédios hospitalares. “Além disso, as particularidades de cada região também são levadas em consideração, sobretudo quando há a proximidade de áreas residenciais”, relembra.

Estrutura dos blocos

Para garantir a segurança das estruturas dos festejos carnavalescos, a Defesa Civil de Aracaju, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), já fez o recolhimento da documentação referente às estruturas montáveis. Além disso, o órgão fará vistorias para identificação de eventuais riscos potenciais. São observados, pela equipe municipal, critérios como a apresentação do projeto arquitetônico, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de montagem e desmontagem, assim como do teste de carga da estrutura, entre outros pré-requisitos, definidos no Artigo 9º do Decreto municipal nº 7.015/2023.

Em relação aos bloquinhos que fazem uso de trio elétrico ou mini trio, há o recolhimento das ARTs no que se refere à parte mecânica e elétrica desses veículos. Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, essa atuação visa prevenir riscos e contribuir com a segurança da população que esteja em contato com as estruturas montadas.

“Além de recolher toda a documentação, realizamos vistorias para observar eventuais anormalidades. Nesse contexto, mantemos atenção, por exemplo, aos riscos relacionados às fiações elétricas ou pontos de fragilidade que possam existir nos materiais utilizados para a montagem do palco”, destacou.

Aos foliões, a Defesa Civil orienta sobre a prevenção contra riscos, como é o caso dos choques elétricos, considerando uma eventual aproximação indevida às redes elétricas, assim como pela exposição de produtos festivos nessas redes.

“É importante não jogar confetes ou até mesmo sprays na direção de redes elétrica. Sobre o acompanhamento de trios e mini trios, é importante que as pessoas mantenham distância e respeitem a sinalização que é implantada no entorno desses veículos, para que evitar situações de choque e outros acidentes”, salienta Robson.

Foto: Marcelle Cristinne/arquivo/Secom

Leia também