Os paroquianos de Estância, da região sul de Sergipe e de outras partes, estão nos preparativos e também na expectativa para a posse do 5º Bispo da Diocese de Estância.
Dom José Genivaldo Garcia, é o segundo bispo de naturalidade sergipana a tomar posse nesta Diocese. O primeiro sergipano a ser Bispo em Estância, foi Dom Marco Eugênio.
A solene celebração de Ordenação Episcopal, de José Genivaldo Garcia, aconteceu dia 11 de fevereiro, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, sob a presidência do arcebispo emérito, dom José Palmeira Lessa. Foram consagrantes o arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, e o arcebispo do Ordinariato Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira.
Neste sábado, 25, Dom José Genivaldo Garcia, tomará posse como o 5º bispo da Diocese de Estância. Uma grande solenidade está sendo preparada para o novo pastor diocesano e “amigo da fé”.
De acordo com informação, a posse será pela tarde, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Guadalupe e, em seguida, acontecerá a celebração da Primeira Missa de Dom Genivaldo Garcia, na Diocese de Estância, num palco, que será armado na Rua Capitão Salomão.
Posteriores aos bispos Dom José Bezerra Coutinho e Dom Hildebrando Mendes Costa, ambos 1º e 2º bispos da Diocese de Estância, que em abril deste novo ano, fará 63 anos de criada (fundada em 30 de abril de 1960), Estância, de 2003 para cá, os dois últimos bispos ficaram no comando da Diocese menos de quinze anos.
A Diocese abrange os seguintes municípios: Estância, Arauá, Boquim, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba. São 27 paróquias que a Diocese possui.
Um ano após a criação da Diocese, assumiu o cearense de Sobral, Dom José Bezerra Coutinho (já falecido). Ele foi o primeiro Bispo da Diocese de 1961 a 1985. Coutinho renunciou por limite de idade.
O segundo Bispo da Diocese, foi Dom Hildebrando Mendes Costa, filho da cidade de Porto Real do Colégio, interior de Alagoas. Ele assumiu em 1986 e ficou até o ano 2003. Hildebrando encontra-se como bispo emérito de Estância.
Em 2003, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, natural de Aracaju, foi nomeado o terceiro bispo da Diocese. Passou administrando até 2013, ou seja, dez anos, quando depois foi nomeado bispo auxiliar de Salvador/BA. Vale ressaltar, que o jornalista e radialista Magno de Jesus, foi o primeiro repórter da região a entrevistá-lo para o rádio e para o jornal Tribuna Cultural, muito antes dele assumir a Diocese.
Já em 2014, depois de ficar um ano vacante, a Diocese de Estância ganhou o seu 4º bispo, o italiano, Dom Giovanni Crippa, que esteve administrando a Diocese, apenas por sete anos. Em agosto de 2021, Giovanni foi nomeado pelo Papa Francisco, como bispo da Diocese baiana de Ilhéus.
Desde o dia 9 de outubro de 2021, que a Diocese de Estância se encontra sem um bispo. Está na administração apostólica, até o próximo dia 25 deste mês, o padre Humberto da Silva, que é pároco da paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, sede desta Diocese.
A Diocese de Estância estava vacante desde agosto de 2021.
DADOS BIOGRÁFICOS DE DOM GENIVALDO GARCIA
O bispo, José Genivaldo Garcia é natural de Cumbe-SE. Aos quatro meses de idade passou a residir, com sua família, em São Miguel do Aleixo-SE.
Ele foi um dos trinta sacerdotes ordenados por Luciano José Cabral Duarte, segundo arcebispo metropolitano de Aracaju, em 8 de janeiro de 1994.
O seu fecundo ministério sacerdotal foi exercido, como pároco, nas paróquias São Francisco de Assis (bairro Santos Dumont), São Marcos Evangelista (conjunto Marcos Freire I, Socorro-SE) e Jesus Ressuscitado (bairro Jardins).
Desde janeiro de 2018 foi pároco da comunidade paroquial do bairro Atalaia, em Aracaju.
A expressiva contribuição de Genivaldo Garcia para a Igreja Particular de Aracaju também é oferecida como membro do Conselho Presbiteral e membro do Conselho de Consultores.
Foi diretor acadêmico do Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus (Propedêutico), vice-reitor, diretor espiritual e diretor acadêmico, por mais de vinte anos do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, onde atualmente ministra as disciplinas História da Filosofia e Homilética.
O novo bispo de Estância é graduado em Filosofia pelo Centro Salesiano Universitário de São Paulo (UNISAL), em Lorena-SP, e em Teologia pelo Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima de Brasília-DF.
Também tem bacharelado em Teologia, pela Faculdade Católica de Anápolis-GO.
Sua sólida formação acadêmica também consta de Pós-graduação “Latu Sensu” em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade São Luís de França (2010); Pós-Graduação em Ética e Filosofia, pela faculdade Católica de Anápolis-GO, e Pós-graduação em Ciências da Religião, pela Faculdade do Planalto Central (FAPLAC), de Formosa-GO. (Fonte: Arquidiocese de Aracaju).
Por Magno de Jesus