Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Posse de Thiane Araújo reafirma força da cultura em Sergipe

24 Igor Graccho

Celebração cultural na Comunidade Maloca marca a posse de Thiane Araújo no MinC

Na última sexta-feira, 8 de setembro, na comunidade Maloca, em Aracaju, uma celebração cultural fervilhou com vida e cores, reafirmando os valores democráticos tão caros à vida social e às instituições republicanas do Brasil. O evento, que aconteceu um dia após a comemoração do 7 de setembro, marcou a posse da produtora cultural sergipana, Thiane Araújo, e deixou claro que a cultura voltou com força em Sergipe.

O cenário da Maloca se transformou em um caldeirão de manifestações culturais, onde artistas locais brilharam com apresentações vibrantes. O Saci da Maloca, o Grupo de Parafusos de Lagarto, o Samba de Coco da Mestra Iolanda, a Cia de Arte LocurArte e a Capoeira Sete Quedas encantaram o público presente.

Dentre as autoridades presentes, destacaram-se o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, a Secretária Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, Roberta Martins, o Secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso, o Presidente da Funcaju, Luciano Correia, além de vereadores, prefeitos, deputados e dirigentes culturais.

A abertura do evento foi marcada por uma saudação a Exu realizada pelo Coletivo de Ogãs e Ekedis, seguida pela emocionante execução do Hino Nacional pelos grupos Afoxé de Odé e Descidão dos Quilombolas, com a belíssima voz de Lívia Aquino.

A posse de Thiane Araújo tem como objetivo reafirmar a força dos símbolos culturais e a importância da cultura em Sergipe. Thiane anunciou com entusiasmo que, pela primeira vez na história, Sergipe contará com um escritório do Ministério da Cultura, para fortalecer as políticas culturais em todo o estado.

Thiane Araújo, uma figura de destaque na cena cultural de Sergipe, possui uma carreira com mais de uma década dedicada à produção cultural no estado, com foco especial no movimento afrocultural. Seus desafios iniciais como coordenadora do Escritório Estadual incluem a implementação e execução das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, a realização das Conferências Municipais de Cultura e a articulação do Sistema Nacional de Cultura.

Foto assessoria

Por Thaiara Silva

Leia também