Neste sábado, 24, os moradores do bairro Santos Dumont, em Aracaju, foram contemplados com uma série de atendimentos gratuitos durante a 4ª edição do Giro Fundat, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho. A ação ocorreu na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), localizada na Rua Sargento Brasiliano.
A iniciativa ofereceu diversos serviços essenciais à população, entre eles a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), cadastro de currículos para intermediação de vagas de emprego, atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI), além de inscrições para cursos e oficinas de qualificação profissional.
Presente na edição, a prefeita Emília Corrêa destacou o papel das ações itinerantes na promoção da cidadania e no acesso igualitário aos serviços públicos.
“Isso é gestão, isso é prefeitura, é todo mundo somando e se aproximando da população com serviços que são básicos, mas são necessários. A gente fica muito feliz de ver a comunidade sendo acolhida nos serviços, vendo gente sendo capacitada para oportunidades de emprego, porque esse é um dos trabalhos da Fundat”, disse a prefeita.
A presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, também enfatizou a importância da escuta ativa da população e da presença constante do poder público nas comunidades.
“A prefeita Emília tem se preocupado, juntamente com o nosso vice-prefeito Ricardo Marques, em ouvir a população e seus anseios. Todas essas edições são muito importantes porque nós conseguimos ouvir, chegar perto e saber realmente quais são as demandas por bairros. É muito importante entendermos que em cada bairro as demandas são diferentes”, destacou.
O evento atraiu moradores em busca de resolver pendências e aproveitar os atendimentos oferecidos. Entre eles, o eletricista Marcos Pires relatou que encontrou na ação uma oportunidade eficiente para resolver questões do dia a dia.
“Eu vim retirar a segunda via da carteira de identidade e deixar meu currículo também para ver se consigo uma vaga de emprego na minha área. Tudo aqui foi muito rápido, achei excelente. Às vezes, tem muita gente que trabalha e não tem a disponibilidade de procurar o órgão, então quando o órgão vem ao local, se torna mais viável”, afirmou.
A programação também incluiu atividades voltadas à sustentabilidade e ao bem-estar animal. A Secretaria do Meio Ambiente distribuiu mudas e promoveu oficinas de compostagem, enquanto o Centro de Zoonoses realizou a vacinação de pets.
A dona de casa Denise Santos foi uma das participantes que aproveitou os serviços oferecidos e demonstrou satisfação com a diversidade dos atendimentos.
“Eu vim para poder dar a vacina na minha cachorrinha. Foi uma coisa rápida, são maravilhosas essas coisas que fazem para poder ajudar os bichinhos. Num instantinho fomos atendidas, eu, minha irmã e minha filha. Peguei até uma muda de aroeira, tenho bastante plantinhas em casa”, disse ela.
Outro destaque do Giro foi a participação de mulheres que, após realizarem cursos oferecidos pela Fundat, passaram a empreender e conquistar autonomia financeira. Durante a programação, Lícia Santos, uma das beneficiadas, compartilhou como os cursos mudaram sua trajetória.
Após se qualificar em confeitaria e manipulação de alimentos, ela passou a se dedicar ao empreendedorismo e busca constantemente novas oportunidades de formação.
“Hoje estou empreendendo graças aos cursos que a gente recebeu da Fundat. Geralmente eu não estou perdendo, sempre quando sai eu faço. E aí foi um divisor de águas na minha vida, porque foi através desses cursos, dessa aprendizagem que eu comecei a empreender e ter uma renda extra na minha vida”, celebrou Lícia.
Além dos atendimentos mencionados, a 4ª edição do Giro Fundat ofereceu serviços de massagem e maquiagem, promovendo o bem-estar e o autocuidado dos participantes. A programação cultural também foi valorizada com apresentações organizadas pela Funcaju e a presença de artistas locais.
Outras instituições parceiras contribuíram com orientações e serviços: o Banco do Nordeste apresentou linhas de crédito para pequenos empreendedores; o Procon ofereceu atendimento sobre direitos do consumidor; o Senai abriu inscrições para cursos profissionalizantes; o SEST/SENAT forneceu orientações sobre segurança no trânsito; e a Iguá Saneamento atendeu à população com informações sobre consumo consciente e educação ambiental.
Foto: Ronald Almeida/Secom PMA