Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb realiza poda de árvores em vários locais

phpThumb_generated_thumbnail

Nos últimos finais de semana, onde a capital sergipana foi atingida por fortes chuvas e rajadas de vento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), manteve de prontidão as equipes que atuam no serviço de poda de árvore.

O trabalho efetuado em diversas localidades, além de acompanhar as demandas já programadas, ocorre também em atendimentos emergenciais relacionados à queda de árvores, especialmente diante de ocorrências climáticas adversas.

Com o suporte de ferramentas como cestos elevatórios para trabalhos em altura, podadeiras e motosserras, além da utilização de equipamentos de proteção, a Gerência de Áreas Verdes (GERAV), responsável pela supervisão dos trabalhos, registrou 12 ocorrências relacionadas às chuvas, todas prontamente atendidas. Paralelamente, no mês de fevereiro, também foram registrados 495 podas de árvores e 40 supressões, como uma forma de prevenção de danos às propriedades e contribuição à saúde das árvores e do ambiente urbano.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destaca os trabalhos realizados pelas equipes e afirma que o cuidado com os espaços de uso público é um compromisso da gestão em servir à comunidade. Ele observou que, devido às mudanças climáticas na cidade, os aracajuanos estão mais atentos às situações de risco, como as rajadas de vento. “Essa circunstância peculiar mantém nossas equipes em estado de alerta, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Aracaju. Essas ações conjuntas visam evitar riscos de acidentes, assim como lidar com outras situações relacionadas à moradia”, evidenciou.

O coordenador de poda da Emsurb, Rafael Aragão, pontuou a importância da população aos sinais que a planta demonstra para realização da poda. “No geral, a árvore já apresenta fragilidade fitossanitária ou passou por alguma ação que reduziu sua estabilidade, a exemplo da concretagem das raízes das árvores dá por causa das calçadas. O risco iminente de queda tem relação com a inclinação acentuada do indivíduo assim como a constante queda de galhos, no entanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente [Sema] é responsável por avaliar tecnicamente o estado das árvores e, dessa forma, atuamos em conjunto, sobretudo para os casos que exigem a supressão do indivíduo arbóreo”, explicou.

Saiba como solicitar o serviço de poda

O órgão municipal continua a disponibilizar canais de atendimento que promovem a segurança e bem-estar da população aracajuana nos serviços de poda de árvores em espaços públicos, por meio da Ouvidoria. Para entrar em contato, basta ligar para 3021-9908 ou enviar um e-mail para ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br. Adicionalmente, é possível encaminhar solicitações através da plataforma AjuInteligente, acessível no site da Prefeitura de Aracaju.

Em situações em que os galhos estejam próximos da rede elétrica, o procedimento deve ser direcionado à empresa Energisa, que pode ser contatada pelo telefone 0800-079-0196.

Já no caso de queda de árvore em decorrência de fortes chuvas, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza um canal de atendimento junto a Defesa Civil, através do 199, que funciona 24 horas.

Foto: Ascom | Emsurb

Leia também