O estágio é o primeiro contato do estudante com a área de trabalho na qual pretende atuar. Entendendo a importância dessa primeira experiência profissional, a Prefeitura de Aracaju contribui de forma direta na formação qualificada desses estudantes, auxiliando no seu preparo através de vagas de estágios em diversas áreas de ensino e pastas da administração municipal.
Atualmente, a Prefeitura conta com mais de 450 estagiários dos mais variados cursos, desde a área de exatas a humanas. Entre as pastas municipais, a que mais reúne estudantes é a Secretaria da Educação, seguida da Secretaria da Saúde, devido à demanda, mas todas as outras contam com estudantes da graduação.
A coordenadora da Central de Estágios, Noêmia Gois, explica que o Município recebe estários obrigatórios e não obrigatórios.
“O estágio obrigatório é aquele que não é remunerado, esse, geralmente, quem mais recebe estudantes é a Secretaria da Saúde; e também temos o não obrigatório, que é remunerado e gerido totalmente pela Seplog [Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão]. O contrato para o estágio extracurricular é de um ano, podendo ser renovado por igual período, já o obrigatório depende da determinação de cada universidade”, completa Noêmia.
Experiência
A estudante do curso de Nutrição Maria Luiza Araújo conta que sua experiência enquanto estagiária da Assistência Social tem sido enriquecedora.
“É muito bom poder vivenciar aquilo que estudamos na faculdade. Aqui [na Prefeitura], eu comecei a enxergar todas as possibilidades que a minha área me oferece. Antes, eu me limitava aos atendimentos hospitalares, mas, na Assistência, a gente acompanha o funcionamento dos abrigos, fazemos visitas com os nutricionistas, fazemos cardápios e capacitações. Está sendo muito bom para minha formação, estou evoluindo bastante”, relata Maria Luiza.
A nutricionista da Assistência Social, responsável pela alimentação e todos os equipamentos que a envolvem, Rosa Gabriele Santos, explica como está sendo sua experiência supervisionando os estagiários.
“É muito desafiador supervisionar os estudantes porque, de certa forma, estou contribuindo diretamente para a formação deles. Então, estou sempre dando meu melhor para que eles saiam daqui sabendo como funciona a área na qual eles querem ingressar. Eu tento sempre incluí-los em tudo que eu faço pra eles sentirem, realmente, como é o trabalho, assim aprendemos juntos”, completa Rosa.
Carreira profissional
O analista de Processos da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Rafael Carvalho de Andrade, é um exemplo de que, além de contribuir para a formação profissional dos estudantes, a Prefeitura também abre portas de emprego para quem está chegando.
Ex-estagiário da Prefeitura, Rafael conta que seu estágio em uma das pastas municipais contribuiu bastante para sua formação profissional.
“Aqui, tive o primeiro contato com a minha área porque foi meu primeiro estágio, e já me senti preparado para embarcar no mercado de trabalho. No início, foi um pouco assustador porque era tudo muito novo, mas, ao longo do processo, e com a contribuição da minha supervisora, fui me adaptando. Temos uma cultura de trabalho muito boa e isso deu um peso para o meu currículo”, declara Rafael.
Seleção de estágio
A Seplog possui um banco de dados onde o estudante realiza seu cadastro. As secretarias têm acesso a esse cadastro, então fazem a pesquisa e seleção, realizam as entrevistas e já solicitam, à Seplog, a contratação.
“Fazemos toda a parte de contrato, de contato com estagiário, documentação e, depois, de pegar todas as assinaturas devidas, tanto do estagiário como do secretário da pasta onde ele vai estagiar e o secretário da Seplog, que é o interveniente, no caso. Enviamos esses documentos para a instituição de ensino, que é quem vai homologar o estágio. Uma vez homologado, enviamos de volta para a secretaria para que eles possam implantar em folha, em seguida, o estagiário possa começar a trabalhar”, detalha Noêmia.
A coordenadora ressaltou, ainda, que as instituições de ensino precisam ter um convênio com a Prefeitura.