Aracaju, 4 de julho de 2025
Search

Professora e pesquisadora é contemplada com bolsa de estudo em Universidade de Boston, nos Estados Unidos

WhatsApp Image 2022-12-07 at 14.03.13 (1)

A professora e pesquisadora Dra. Patrícia Severino desenvolve pesquisas aplicadas a doenças negligenciadas e degenerativas há oito anos na Unit.

A professora e pesquisadora da Universidade Tiradentes (Unit), doutora Patrícia Severino, foi contemplada com uma bolsa de Professora e pesquisadora visitante pela Fullbright Brasil, desembarcou em Boston, nos Estados Unidos. Ela realizará pesquisas e ministrará palestras na instituição anfitriã, Massachusetts College of Pharmacy and Health Sciences (MCPHS).

Patrícia Severino é graduada em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba; mestre e doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também fez um pós-doutorado. Concluiu outro pós-doutorado na Escola de Medicina de Harvard e atuou ativamente durante um ano no Tiradentes Institute, centro de estudos localizado na Universidade de Massachusetts (UMass), em Boston, nos Estados Unidos.

A Dra. Patrícia Severino, explica que foi aprovada pela sua pesquisa sobre tratamento de câncer de pele. “A Fulbright disponibilizou o edital para concorrer a bolsa de estudo ainda nesse semestre e, propus a minha candidatura com o projeto denominado de Novel approach of skin cancer treatment based on multilayered-porphyrin membranes employing photodynamic therapy (nova abordagem de tratamento de câncer de pele baseada em membranas de porfirina multicamadas empregando terapia fotodinâmica)”, diz.

De acordo com a doutora, a MCPHS está sendo representada pelo professor e pesquisador doutor Ronny Priefer da Faculdade de Farmácia. Patrícia explica que o contato iniciou há três anos e fortaleceu com a orientação de mestrado da egressa do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) da Unit, Isabella Portugal.

Para ela, ter mais essa oportunidade de estudar em Boston tem sido uma experiência única em sua carreira. “Quando recebi a notícia que passei pelo seleto crivo do governo americano fiquei extremamente feliz e, por uns dias sem acreditar. Desde a submissão do projeto até chegar nos EUA a equipe do Fulbright tem sido extremamente atenciosa e cuidadosa, me deixando confortável com a pesquisa e as interações de trabalho”, destaca.

“Em relação a Boston, eu tinha experiência, e não foi problema a adaptação da cidade, clima e cultura nos primeiros dias. Fui muito bem recebida pelo anfitrião doutor Ronny e pelo departamento que estou inserida na Faculdade de Farmácia da MCPHS”, completa.

Além das atividades de ensino e pesquisa, Patrícia juntamente com a coordenadora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Selen Ive Carneiro, estão traçando estratégias de interação para próximos docentes e discentes da graduação e pós-graduação da Unit.

“O foco é a busca pela aprendizagem e fomento para o desenvolvimento dos nossos jovens universitários com o objetivo de trocas de experiências e intercâmbio. Essa interação tem continuidade às atividades do Tiradentes Institute”, conclui.

Asscom Unit

Leia também