Os resultados das avaliações da Educação Básica vêm demonstrando, ao longo do tempo, alguns avanços no acesso às escolas, entretanto, ainda persistem os desafios da garantia da alfabetização, permanência dos estudantes no ciclo formativo e redução dos déficits de aprendizagem.
É neste cenário que a Universidade Tiradentes (Unit) vem desenvolvendo o Programa de Gestão de Aprendizagem de forma inovadora como um dos pilares do Modelo Acadêmico Tiradentes. Por meio do programa, busca-se identificar, desde o ingresso do estudante no Ensino Superior, por meio de avaliações diagnósticas, potencialidades e eventuais dificuldades, que possam interferir em seus processos de aprendizagem, em cinco áreas do saber que são basilares.
“O programa busca, justamente, entender como o nosso estudante chega na universidade em relação ao ensino básico, ou seja, interpretação de texto, uso da modalidade formal escrita da língua portuguesa, raciocínio lógico, operações matemáticas e competências digitais. O grande diferencial é buscar estratégias para preencher as lacunas da aprendizagem advinda do Ensino Básico e, consequentemente, potencializar o desempenho acadêmico na universidade”, explica a assessora do programa, doutora Ana Cláudia Mota.
A partir do momento em que se tem o resultado da avaliação diagnóstica, o professor trabalhará em sala de aula, quer seja cálculo matemático, operações que envolvam lógica matemática, uso correto da língua, entre outras necessidades. “É de suma importância que o aluno tenha a percepção do quanto é importante realizar essa avaliação. Ele terá a oportunidade de fazer cursos de nivelamento, que agregarão ainda mais valor ao aprendizado do estudante”, diz a coordenadora pedagógica do curso de Nutrição, doutora Tatiana Palmeira.
Ao longo do processo em que o conjunto das ações da Gestão de Aprendizagem contribui com a gestão acadêmica profissional, a melhoria do desempenho dos estudantes e oportuniza maior segurança e liberdade aos docentes e gestores, para fazerem escolhas pedagógicas mais conscientes, em prol dos objetivos de aprendizagem.
Para a aluna de Biomedicina, Anna Beatriz Assunção, participar do Programa de Gestão de Aprendizagem foi assertivo “Poder ver esse olhar da instituição com o estudante que está chegando e ter a preocupação de ver quais são as necessidades desse aluno foi extremamente positivo. Fiquei muito feliz em fazer parte deste programa”, afirma.
Prêmio Inovação da Aprendizagem
O programa foi um dos finalistas do Prêmio Inovação da Aprendizagem, promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), no evento ‘O Admirável Futuro da Educação Superior’, no final de 2022.
Asscom Unit