Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

SAMU LANÇA PROCESSO SELETIVO PARA 23º CURSO DE ATENDIMENTO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) abriu as inscrições para o 23º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A iniciativa é gratuita e oferece 14 vagas para acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina, matriculados nas instituições de ensino superior de Sergipe. Os interessados devem cadastrar-se até às 10h do dia 13 de julho, por meio eletrônico através deste link. O edital está disponível nos sites da Fundação Hospitalar de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o edital de seleção, o curso de APH vale como atividade extracurricular acadêmica e tem duração de oito meses, totalizando 621 horas de ações educativas diversificadas, com ênfase nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

“O Samu em Sergipe, dentre os 186 Samu’s do Brasil, é pioneiro em oferecer esta modalidade de capacitação para estudantes. Essa qualificação é bem diferente, pois proporciona ao aluno, antes de se tornar profissional, o contato prévio com a rede de atenção às urgências através do seu componente pré-hospitalar móvel”, explica o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.

O processo seletivo acontece duas vezes por ano, desde 2003, e já formou mais de 300 acadêmicos. Muitos deles atuam como trabalhadores no próprio Samu ou em outras unidades da rede de atenção à saúde do Estado.

Etapas

O processo seletivo é composto por duas etapas distintas: na primeira, os candidatos são submetidos a uma prova escrita; depois é realizada uma entrevista e análise curricular.

Só participam da seleção os acadêmicos de Medicina e Enfermagem que estejam devidamente matriculados em instituições de ensino superior de Sergipe e que atendam aos seguintes requisitos: UFS (campus Lagarto) e UNIT devem 3º ciclo (concluído ou em curso). Demais instituições: 6º período (concluído ou em curso).

Curso

Durante o curso, os acadêmicos participam de diversas ações educativas tais como: exposições dialogadas, alinhamentos teóricos, plantões acompanhando as equipes profissionais, treinamentos práticos e atuação em eventos variados, a exemplo do Arraiá do Povo, Forró Caju, Governo em Ação, dentre outros.

“É importante destacar que o curso é longo e requer tempo e dedicação dos acadêmicos. Entretanto foi formatado para que não atrapalhe os horários de aula dos alunos”, esclarece Ronei Barbosa.

Leia também