Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Samu realiza curso de atualização em atendimento pré-hospitalar

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________11

No próximo dia 31, a partir das 19h, será realizado curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) no Espaço do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizado na base do bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

Esses cursos tratam de temáticas diversas, aplicadas de acordo com a identificação das ocorrências mais frequentes atendidas pelas equipes do Samu, em Sergipe. De acordo com o gerente do NEP, Ronei Melo, os conteúdos são ministrados para os profissionais do Serviço, entre eles, médicos e enfermeiros, no sentido de muni-los de orientações precisas que garantam a qualidade da assistência pré-hospitalar de urgência.

“Na ocasião, trataremos do manejo do choque, uma das enfermidades que acometem o paciente politraumatizado. Como geralmente esse paciente perde muito sangue, acaba sofrendo hemorragia, e uma das principais consequências disso é o choque hemorrágico. Situação que é de extrema gravidade para o paciente”, explicou Ronei Melo.

Através dessa temática, os profissionais do Samu serão orientados sobre quais medidas precisam ser tomadas diante do choque hemorrágico no atendimento pré-hospitalar. Para isso, os mesmos contarão com o facilitador e médico Silas Lawley, que também é instrutor no Atendimento Pré-Hospitalar do Traumatizado (PHTLS) e, portanto, conhecedor da área.

Foto divulgação

Leia também