Secretário de Estado, Jorge Teles, visitou o StartUp Sergipe, uma ação do Banese e do SergipeTec que capacita jovens de escolas públicas para a inovação.
O Secretário de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo do Governo do Estado, Jorge Teles, conheceu na última quinta-feira (12) o StartUp Sergipe, um projeto do Grupo Banese e do Sergipe Parque Tecnológico – SergipeTec que está formando estudantes de escolas públicas nas áreas de Tecnologia da Informação e Inovação.
No SergipeTec, local onde acontecem as aulas, o gestor da pasta e o diretor de Crédito e Serviços do Banese, Ademario Alves, foram recebidos pelo presidente do órgão, Everton Siqueira, e pelo coordenador do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Victor Vaz. O assessor do secretário, Diego Matos, também participou do encontro.
Desde que foi lançado em junho do ano passado, o StartUp Sergipe já capacitou mais de 70 estudantes de 15 a 19 anos de idade da rede pública estadual de ensino em cursos básicos como Inteligência Artificial (IA), Python, Java, Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) e Aprendizado Profundo (Deep Learning).
Os jovens que desenvolvem os melhores projetos podem contar, ainda, com formação complementar na área de gestão, para possível criação de uma empresa, e obter apoio financeiro para desenvolver as ideias propostas.
O secretário Jorge Teles destaca que, assim que assumiu a pasta, iniciou o diálogo com diversas organizações representativas do ecossistema de inovação sergipano, a fim de analisar o cenário e as possibilidades para criação de mais oportunidades de emprego e, consequentemente, de renda. Segundo ele, qualificar a mão de obra é fundamental para alcançar esse objetivo, principalmente para quem está em busca do primeiro emprego.
“A geração de empregos em Sergipe é uma prioridade do nosso governo. Um dos nossos grandes desafios é o realinhamento entre a formação de mão de obra e as necessidades do mercado. Para isso, estamos construindo um projeto que possa criar maior interação entre os vários órgãos do estado e as unidades de conhecimento”, afirma o gestor.
O diretor do Banese, Ademario Alves, ressalta que o StartUp Sergipe é mais uma iniciativa do Programa InovarSE, criado pelo Grupo Banese para fomentar o ecossistema de inovação e promover o desenvolvimento sócio tecnológico de Sergipe. Dentre os projetos também estão o Banese Labs, um laboratório criado em parceria com o Tiradentes Innovation Center para a formação de estudantes universitários; e a parceria com AgTech Garage, um dos maiores hubs de startups em inovação no agronegócio das Américas.
“Nos últimos anos desenvolvemos, em cooperação com diversos atores, uma ampla experiência no assunto, o que tem permitido ao banco alçar novos voos para se manter moderno e competitivo frente a atual dinâmica das finanças. Vamos continuar cooperando e trabalhando para que Sergipe seja um importante polo de inovação e de geração de empregos no Brasil”, salienta Ademario Alves.
Ascom Grupo Banese