Aracaju, 16 de maio de 2024
Search

SEDE DA PRIMEIRA ETAPA DO VERÃO SERGIPE 2024, A PRAIA DA CAUEIRA TEM OPÇÕES DE LAZER, CULTURA E TURISMO

slide_dd389ea97f958abb1051841cb3a862b5

A partir desta sexta-feira (12), até domingo (14), acontece a primeira etapa do Verão Sergipe 2024. O local escolhido para inaugurar a retomada do evento, após mais de dez anos, foi a Praia da Caueira, no município de Itaporanga D’Ajuda, a 40 quilômetros da capital, Aracaju. O objetivo é oferecer ao público uma programação diversificada e gratuita, englobando atividades esportivas, apresentações musicais e culturais, e exposição e venda de artesanato. Além do cenário já conhecido por surfistas, o município oferece outras belezas naturais, gastronomia e cultura que podem ser apreciadas e curtidas durante ou depois do período do evento.

Promovido pelo Governo do Estado, o Verão Sergipe vai reunir artistas de diversos gêneros musicais e celebrar a cultura e o turismo do município. Vale destacar que, desse modo, o evento contribui para movimentar e aquecer a economia local. Realizado por intermédio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom), a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento acontecerá durante os finais de semana dos meses de janeiro e fevereiro em cinco municípios litorâneos – além de Itaporanga, será em Pacatuba (Ponta dos Mangues), Canindé do São Francisco, Pirambu e em Estância (Praia do Abaís).

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, considera que o verão deste ano será inesquecível exatamente por envolver tantos municípios do interior sergipano, e cita a Praia da Caueira como ponto de partida do Verão Sergipe 2024. “O evento transformará o local num centro de diversão, cultura, esporte e lazer na estação mais quente do ano. Além disso tudo, visitantes e turistas também podem aproveitar para conhecer outros pontos turísticos de Itaporanga, tornando a estada deles um verdadeiro roteiro de lazer”, sugere.

Lazer

Quem for à Caueira para curtir a diversificada programação do Verão Sergipe pode aproveitar para conhecer a Praia do Coqueirinho. Bem-tranquila, a praia é praticamente deserta, com extensa faixa de areia, algumas dunas e lagos naturais. O mar tranquilo com águas mornas é um convite tanto ao banho quanto à pescaria – desde que não seja predatória –, pois dispõe de grande diversidade de peixes e crustáceos típicos da região. Sem dúvida, é um ambiente paradisíaco, onde o visitante que é amante da natureza ficará deslumbrado.

E há mais: a 23 quilômetros do município, a Ilha Mem de Sá é outro ponto turístico em Itaporanga D’Ajuda, mais precisamente no Rio Vaza-Barris. O lugar encanta desde a travessia de barco, quando é possível contemplar as belezas naturais caracterizadas pelos ecossistemas de restinga e mangue. Além disso, os visitantes e turistas podem aproveitar para mergulhar no rio.

Paradisíaca, a pequena ilha fluvial, cuja população é composta por algumas centenas de habitantes, tem no entorno, além do rio, riachos, ilhotas, praias fluviais, apicuns e manguezais. A estrutura da ilha conta com bares, restaurantes, pousadas e um bom fluxo de barcos, canoas, lanchas e jet skis. Vale destacar que a prática do turismo náutico e do ecoturismo são opções para os adeptos de esportes radicais e amantes da natureza.

A economia, por sua vez, gira em torno da pesca artesanal e do extrativismo de mariscos. Além disso, possui tradições, lendas, folclore, religiosidade, saberes e gastronomia, um considerável patrimônio cultural a ser vivenciado. A gastronomia é composta por elementos como ostras, siris, sururus, camarão, caranguejos, aratus e peixes. Com esses ingredientes, são feitos caldinhos, moquecas, quebradinhos e peixes assados na folha de bananeira.

Outro destaque é quanto à herança cultural negra representada pela cultura do samba de coco, dança de roda cantada em coro e refrão acompanhados de pandeiros, bumbo, ganzás, cuícas e palmas. Passado de geração a geração, o samba de coco é dançado por um grupo composto por pescadores e mulheres ribeirinhas da comunidade.

Programação musical do Verão Sergipe 2024 na Caueira

Sexta-feira, 12 de janeiro

20h – Rock 79

22h – Hungria

0h – Dilsinho

2h – Seeway

Sábado, 13 de janeiro

18h – Faranis

20h – Chicabana

22h – Maneva

0h – Ygor Raniere

Povoado em Itaporanga D’Ajuda oferece outros atrativos a serem explorados

Foto: Max Carlos/Setur

Leia também