Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Sergipanos e visitantes celebram aniversário de Aracaju na Vila da Páscoa

slide_e38bc55c9aaf87644b8ae035abe7c884

Na programação, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, encenação teatral

Neste domingo, 17 de março, a cidade de Aracaju celebrou seus 169 anos, e os sergipanos tiveram a oportunidade de comemorar em grande estilo aproveitando os diversos atrativos da Vila da Páscoa Iluminada. Na programação, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, encenação teatral, e finalizando com a cantora Jéssica Alves. Mais cedo, os sergipanos e visitantes ainda tiveram a oportunidade de apreciar as manobras e acrobacias da Esquadrilha da Fumaça.

O evento, que teve início no dia 8 e continuará até 31 de março, das 17h às 23h, oferece nos lagos da Orla da Atalaia, em Aracaju, uma variedade de atividades lúdicas e recreativas para todas as idades. Desde encenações teatrais até apresentações musicais emocionantes, a Vila da Páscoa Iluminada proporciona momentos de alegria, reflexão e conexão comunitária durante toda a temporada de celebração.

Valorização

Uma das atrações mais aguardadas foi a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, que emocionou os espectadores com um concerto especial. O maestro Guilherme Mannis revelou que o concerto teve o intuito de proporcionar uma experiência única em um cenário significativo como a Vila da Páscoa Iluminada. “Aracaju 169 anos, uma cidade extremamente linda, acolhedora e cultural. Eu acho que a Orquestra Sinfônica faz parte desse aspecto cultural da nossa cidade. Poder desenvolver um concerto como esse aqui na Vila de Páscoa, que é uma ação tão bonita do nosso governo, justamente no dia 17 de março, que é o dia do aniversário da capital, é uma emoção muito grande, num cenário muito bonito, um concerto ao fim de tarde, com um repertório tradicional da orquestra e com algumas peças alusivas ao período pascal”, expôs.

Os presentes compartilharam sua satisfação em participar da programação especial que promove a cultura e a religiosidade. É o que revelou a dona de casa Carmi Alves da Silva, moradora do bairro 18 do Forte, que elogiou o clima convidativo, destacando a programação cristã e familiar do evento. “Estou achando tudo muito legal. É todo um clima muito especial para as pessoas estarem celebrando”, disse, elogiando a programação com apresentações cristãs e também com a encenação da Paixão de Cristo.

Outro visitante, o analista de sistemas Victor Santos destacou a organização e a variedade de atividades oferecidas, afirmando que o evento é perfeito para toda a família desfrutar de uma programação enriquecedora e cultural. “É a primeira que venho aqui e estou achando bem bacana, principalmente para trazer a família, as crianças. Tudo  bem organizado, a estrutura está maravilhosa. Indico para todos que quiserem vir. Uma programação de domingo maravilhosa. Não só domingo, como toda a semana”, destacou.

Para o caminhoneiro Clériston Menezes, que faz o papel de Judas na Paixão de Cristo, está sendo uma experiência marcante e desafiadora. Para ele, o Estado acertou ao valorizar a cultura e desenvolver o turismo religioso. “A gente já observa isso em muitos estados e está vendo aqui crescer com a Vila da Páscoa. Então foi escolhido um grupo que é focado na Paixão de Cristo, não tem nada fora do contexto”, explicou.

Além das 46 atrações musicais cristãs e da emocionante encenação da Paixão de Cristo aos sábados e domingos, às 19h, o público pode desfrutar de atividades gratuitas para todas as idades. No espaço, os visitantes podem, ainda, aproveitar toda estrutura temática montada no local, como a igrejinha cenográfica, os diversos espaços instagramáveis, relembrar momentos da Via Sacra nos cenários instalados no local, além de conferir a fábrica de chocolate, a feira de artesanato e economia solidária e, quando bater a vontade de comer, usufruir das várias opções da área gastronômica.

Esquadrilha da Fumaça

Outro destaque emocionante do dia foi a presença da Esquadrilha da Fumaça, que mais cedo fez sua apresentação no estado com a participação, pela primeira vez, de um sergipano no grupo, o capitão Bezerra. A apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) foi uma iniciativa promovida pelo Sistema Fecomércio, em parceria com o Governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju e ABIH.

O show aéreo encantou o público presente nos lagos, na Orla da Atalaia, com impressionantes manobras e desenhos de fumaça executados por sete aviões da Força Aérea Brasileira. A Esquadrilha da Fumaça, fundada em 1952, demonstrou toda sua perícia e destreza, proporcionando um espetáculo inesquecível para sergipanos e visitantes.

A missionária Itana Figueiredo, acompanhada da família, expressou sua alegria em assistir a apresentação da Esquadrilha “É um presente muito bom, principalmente, para as crianças, para o meu filho, que assiste pela primeira vez a Esquadrilha da Fumaça. Então estamos muito contentes em saber que um dos pilotos é daqui de Aracaju, e depois de seis anos, eles estão de volta. Está sendo incrível presenciar esse momento maravilhoso na Vila da Páscoa, que está linda”, elogiou.

O técnico elétrico Rui Rodrigues foi acompanhar a apresentação com o amigo carioca e também elogiou a estrutura e organização do evento. “Eu acredito que é um presente para o povo sergipano.  Nossa terra é muito bonita, acolhedora e ver a Esquadrilha da Fumaça fazendo o seu espetáculo para o sergipano é maravilhoso. O espaço está muito tranquilo, muito bem organizado, com a presença da Polícia Militar em várias partes do local. E a gente está vendo um ambiente tranquilo, familiar, onde a gente fica sem preocupação, só apenas em querer assistir esse espetáculo que, com certeza, é um grande presente para nós”, comentou.

Itamar Bezerra, pai do piloto sergipano Capitão Bezerra, falou da sua emoção ao ver seu filho se apresentar pela primeira vez para o público sergipano. “Eu acredito que o que André fez aqui hoje é para inspirar muitos garotos que podem sonhar com algo dessa natureza. Desde pequenininho que ele já era assim, determinado, sempre ligado à aviação e a gente nem imaginava que ia chegar tão longe, de modo que para nossa família é muita emoção, mas também é um reconhecimento a Deus que é quem dá o dom e que prepara o caminho pra cada um de nós”.

Vila da Páscoa Iluminada

A Vila da Páscoa é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e Federação do Comércio do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), com apoio da Energisa, Brisanet e Projeto Tamar

Foto : Igor Matias

Leia também