Aracaju, 29 de abril de 2024
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Sergipe participa de Seminário Internacional de Educação Integral

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O Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI), pela terceira vez realizado no Brasil, conta nesta edição com a participação da Secretaria de Estado da Educação, representada pelo diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Daniel Lemos. O evento é realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, em São Paulo, tem como tema “Desenvolvimento Integral e a Aprendizagem: o mesmo direito, várias realidades” e envolve especialistas de diferentes países e áreas da Educação, para debater a importância da educação num mundo em constante mudança.

Com dez edições realizadas no México, no Brasil está sendo realizado pela Fundação SM e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Referências em Educação Integral e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e apoio do Canal Futura e do SESC-SP.

Daniel Lemos foi convidado pela Fundação Itaú Social e pela Fundação SM e disse que o seminário envolve diversas escolas de ensino integral do país, desde o infantil ao ensino médio, com o intuito de discutir os diretos dos alunos em relação às nuances dessa modalidade. “Eles mostram como estão desenvolvendo o ensino integral nas diversas regiões do país e como, através do diálogo, possamos construir uma proposta, não única, mas diversa, como o próprio tema é. O ensino integral leva em conta a diversidade, a pluralidade dos territórios, interdicisplinaridade, ou seja, o mesmo direito e várias realidades, como o tema propõe”, explicou.

Educação Integral

O seminário também propõe mostrar que a educação integral se constitui como uma proposta que promove a articulação entre redes, escolas e territórios em torno do compromisso coletivo com a aprendizagem e o desenvolvimento todos.

Durante o encontro, os diversos agentes envolvidos terão a oportunidade de compartilhar experiências e debater os desafios e oportunidades que a atual conjuntura impõe a esta agenda, contribuindo com o fortalecimento da compreensão de que a educação integral é um direito de todos.

São discussões do seminário internacional: os caminhos para a contextualização curricular da BNCC no território, a coordenação pedagógica e constituição dos espaços formativos nas escolas, a implantação das competências gerais da BNCC e o currículo da educação integral, a articulação pedagógica escola-território como caminho para afirmação dos direitos, os desafios da implementação da educação integral como política pública, currículo e escuta no ensino médio, entre outros temas.

*Com informações da assessoria de comunicação do Seminário Internacional de Ensino Integral

Assessoria de Comunicação da SEED

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