Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

SINDIFISCO:CONGRESSO VAI ABORDAR SITUAÇÃO POLÍTICA DO PAÍS

O Sindicato do Fisco de Sergipe realizará o 9º Congresso do Sindifisco, nos próximos dias 26 e 27. A abertura do evento será nesta sexta (26), às 20h, com palestras e debates sobre a difícil situação política e econômica do País. No sábado (27), das 8h às 12h30, a programação será específica aos associados: os auditores e auditoras eleitos como delegados(as) ao Congresso participarão de discussões em grupo e da plenária final, que vai deliberar sobre propostas relativas à vida sindical categoria.  As atividades vão acontecer na sede do sindicato, localizada Rua Jornalista João Batista de Santana, nº 1914, no Bairro Coroa do Meio.

Dívida Pública e as ‘reformas’

A abertura solene contará com as presenças do pós-doutor em Ciências Política e coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Estado de Alagoas, professor José Menezes Gomes e do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Johnson da Silva Alcântara.

José Menezes Gomes vai abordar sobre “A Dívida Pública do Estado Brasileiro” e Charles Johnson da Silva Alcântara falará sobre “Os impactos sociais da terceirização e das reformas trabalhista e previdenciária”.

“Estamos vivendo um fenômeno perverso de ataque brutal aos direitos do conjunto da classe trabalhadora. E nesta edição, o Congresso do Sindifisco também será mais uma forma de democratizar o debate sobre as chamadas reformas do Trabalho e da Previdência”, destaca o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza.

Biografias dos Palestrantes

José Menezes Gomes

Pós-doutor em Ciência Política pela UFPE, José Menezes é graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1991), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2005) Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Alagoas. Atua na área de Teoria Econômica com ênfase em Economia Política especialmente nos seguintes temas: crise capitalista, imperialismo, fundos de Pensão, políticas públicas e lutas de Classes. É coordenador do núcleo alagoano pela Auditoria da Dívida e componente do Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais da UFAL.

Charles Johnson da Silva Alcântara

Graduado em Administração e Ciências Contábeis, Charles Johnson da Silva Alcântara é o presidente da Fenafisco. Auditor  fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará, desde 1993, tendo exercido os cargos de Coordenador de Procedimentos Fiscais e Delegado Regional da Fazenda Estadual. Exerceu o cargo de Diretor Geral da Secretaria de Finanças do Município de Belém, em 2002 e 2003. Foi Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Pará (janeiro de 2007 a abril 2008) e, em 2011, foi reeleito presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará.

Por Dea Jacobina/ Ascom Sindifisco

Leia também