Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Socorro realiza ações em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

6

Os técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as professoras das salas de recursos multifuncionais e as profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), realizaram na manhã desta terça-feira, 02, panfletagens nas imediações das unidades de ensino, praças, e nas secretarias municipais.

No informativo que foi entregue consta toda a programação das atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. As ações são idealizadas pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Semed, em parceria com a APAE Socorro. As iniciativas que acontecem ao longo desta semana têm como objetivo promover a conscientização acerca da importância da inclusão e da eliminação do preconceito.

O vice-prefeito, Betinho, recebeu em seu gabinete os técnicos e professores. Na oportunidade, ele elogiou as ações da Semed e reforçou que a gestão do prefeito, padre Inaldo Luís da Silva, considera a educação como uma prioridade.

Segundo o vice-prefeito, é possível verificar essa atenção e preocupação tanto na valorização dos servidores, quanto na implementação em ações que promovem avanços no cenário educacional. “Ao pensarmos na educação inclusiva é visível que uma iniciativa como essa é importante na eliminação do preconceito e na conscientização da necessidade da inclusão”, disse, ao parabenizar as ações da Semed.

E completou: “Além destes momentos, a Semed realizou a III Formação de Apoio Escolar dos Alunos com Deficiência e esta realidade comprova a responsabilidade em promover melhorias contínuas na prestação dos serviços educacionais que são ofertados na Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro”, ao relembrar que desde o início do mandato do prefeito a educação é prioridade.

A professora de estimulação precoce do NAEE, Rosa Karla Cardoso Almeida, destacou a relevância da realização de ações com objetivo de promover a conscientização. “O município de Nossa Senhora do Socorro conta com um grande número de estudantes com autismo. É inegável que precisamos conscientizar a sociedade não somente sobre o que representa o Dia Mundial do Autismo, mas também acerca da importância do respeito e da inclusão”, ressaltou.

Programação

A mesa redonda com o tema “Transtorno do Espectro Autista: Diagnóstico, Tratamento, Intervenção e Direitos” acontece nesta quarta-feira, 03, às 8h, no auditório do Centro Estadual Profissionalizante Prof. Neuzice Barreto de Lima. Os palestrantes são: a fonoaudióloga Fernanda Santana, a assistente social Anair Santos Viana e as psicólogas Edvânia Araújo, Taynah Rocha, e Nayara Gissá Mercês. Já na quinta-feira, 04, às 08h30, acontecerá na Câmara Municipal de Nossa do Socorro, uma Sessão Especial em Comemoração ao Dia da Conscientização do Autismo.

Por: Lívia Lessa

Foto: Edilson Menezes

Leia também