Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Três praias da Barra dos Coqueiros estão impróprias para banho

slide_cf4684ba6117fc25748da9e3bd86c496

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informa que três praias no município de Barra dos Coqueiros estão impróprias para banho.

O estudo classificou três praias como impróprias para banho no município da Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju: a Praia do Porto e dois pontos na praia da Atalaia Nova, localizados em frente ao farol e próximo ao antigo terminal hidroviário, no Rio Sergipe. Nos locais, as amostras de água coletadas foram identificadas com concentração de coliformes termotolerantes acima do parâmetro máximo.

De acordo com o Laboratório de Análises Químicas e Microbiológicas da Adema, o parâmetro de concentração de coliformes termotolerantes de 1000 UFC/100mL é estabelecido como máximo pela Resolução Conama 274/2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. Por ultrapassar esse valor, é recomendado que a população evite o banho nessas praias até que novas análises indiquem a normalização da balneabilidade.

No total, foram feitas coletas de amostras em 19 praias do litoral norte, Grande Aracaju e litoral sul. No litoral norte, as praias do Jatobá e Pirambu seguem próprias para banho, assim como todas as praias do litoral sul analisadas – Caueira, Praia das Dunas, Abaís e Praia do Saco.

Na Grande Aracaju, estão próprias para banho as praias dos Artistas, Havaizinho, Atalaia Velha, Praia do Bonanza (em frente à Passarela do Caranguejo), Banho Doce, Praia de Aruana, Praia do Robalo, Praia do Refúgio, Praia dos Náufragos (Viral), e também a Praia da Costa, na Barra dos Coqueiros.

Foto: Igor Matias

Leia também