Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO

A partir do próximo dia 30 de maio e até o dia 03 de junho a Universidade Federal de Sergipe (UFS) dará espaço ao III SEDiAr – Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação. O evento reunirá pesquisadores, professores e estudantes de todos os estados brasileiros, bem como de fora do país, que participarão de um evento no qual todas as possibilidades de estudos sobre discurso e argumentação serão contempladas.

A proposta é criar um palco para debates amplo, plural e interdisciplinar. Estão inscritos mais de 450 trabalhos de estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o Brasil. Haverá também 34 Simpósios Temáticos e dez salas de Sessões de Comunicação, que ocorrerão simultaneamente, nas tardes dos dias 1 e 2 de junho.

As inscrições para apresentação de trabalhos já estão encerradas, mas interessados em participar do III SEDiAr ainda podem se inscrever nos minicursos que acontecerão  nos dias 30 e 31 de maio. O valor das inscrições é R$ 80,00 e elas podem ser realizadas até o dia 25 deste mês por meio do site http://octeventos.com/sediar/investimento.php). Depois desta data os interessados podem se inscrever presencialmente no dia 30, às 8h, se houver vagas

Por fim, quem desejar se inscrever nas conferências e mesas-redondas do evento como ouvinte tem até o dia 30 de maio para fazer isto. A inscrição neste caso é gratuita.

Histórico do SEDiAr

O Seminário teve sua primeira edição em Ilhéus, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, tendo por característica ser itinerante. A realização da segunda edição na Faculdade de Letras da UFMG foi uma forma de promover os estudos sobre discurso e argumentação no sudeste, mas sem deixar de estar aberto a outras regiões.

Em 2016, o seminário acontece pela terceira vez e assume o desafio de se internacionalizar. Além de reunir pensadores de outros países, como já aconteceu nas edições anteriores, pretende contar com a participação de pós-graduandos da América Latina, bem como promover sua quarta edição fora do Brasil, em 2018 ou em 2020.

Além disso, nesta edição do SEDiAr, o Mestrado em Letras da Universidade Federal de Sergipe (Acadêmico e Profissional) proporcionará reflexões que alcançam os professores que trabalham com discurso e argumentação na educação básica, contribuindo assim para a universidade concretizar o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Reunir profissionais que trabalham em mais de treze estados brasileiros e de três países da América Latina (Argentina, Chile e Colômbia), além de convidados da França, Portugal e Israel, interessados em estudos do discurso e argumentação, com trabalhos relevantes no que diz respeito às ciências da linguagemno cenário da produção científica nacional e internacional, é uma situação singular que coloca Sergipe no centro das discussões acadêmicas mais conceituadas, por isso torna-se fundamental realizar ações que representem muito bem o melhor que o Nordeste pode oferecer aos convidados que estarão em Aracaju no primeiro semestre de 2016.

Com informações da Comissão Organizadora do III SEDiAr

Carolina Amancio

 

Leia também