Esquenta Hackathon reuniu 120 alunos para elaboração de projetos inovadores considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Para elaborar projetos inovadores considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Universidade Tiradentes (Unit) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE), realizaram o Esquenta para o 3º Hackathon Business Unit/Sebrae. Realizado na arena do Tiradentes Innovation Center (TIC), o evento reuniu 120 alunos na noite da última quinta-feira, 17, no campus Unit Farolândia.
O Esquenta contou com a participação do consultor do Sebrae/SE, professor Antônio Neto, que ministrou uma palestra sobre a motivação e os desafios para empreender. “Realizamos uma atividade reflexiva para poder o aluno perceber que empreender, estudar e criar oportunidades não é uma ilusão, não é mágica, não é milagre, é preciso que tenham uma visão da realidade e colocar a mão na massa”, conta.
Além da palestra de engajamento, o evento ainda apresentou as instruções, condições e premiações para o 3º Hackathon Unit/Sebrae que acontecerá no dia 03 de dezembro na Unit.
“Esse evento é muito importante para Unit porque dá oportunidade para os alunos criarem soluções de problemas cotidianos. Nesta edição, os alunos irão trabalhar focando nos desafios da educação, infraestrutura e inovação das cidades sustentáveis para implementar soluções nos problemas cotidianos”, explica o professor membro da Comissão Permanente e Disciplinar da (CPD) da Unit, José Walter Filho.
“Eu gosto de desafios e o curso de Administração nos proporciona isso. Quando vi que a parceria com o Sebrae iria estimular a criação de ideias para resolver problemas relacionados à educação me sensibilizou bastante pois é algo que eu gosto muito de trabalhar. E esse é buscar soluções voltadas à melhoria da educação é um desafio que eu quero participar”, diz a aluna de Administração, Beatriz da Silva Moreira.
Hackathon Business
O 3º Hackathon Business Unit/Sebrae trata-se de uma competição de soluções inovadoras, com o objetivo de desenvolver o potencial dos empreendedores universitários, capacitando-os na criação de negócios com resolução de problemáticas, ampliação do networking, troca e construção de conhecimento.
A terceira edição tem como foco a elaboração de projetos inovadores, considerando a busca de soluções para a ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura e ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis. Para criar produtos e/ou serviços por meio do desenvolvimento de projetos que possam ser aplicados no contexto do município, estado e/ou país.
Asscom Unit