Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

V FESTIVAL CULTURAL DO BRASIL SERÁ REALIZADO NA ÁUSTRIA

1

De 17 a 19 de novembro de 2017, a cidade de Gmünd in Kärnten na Áustria receberá a 5ª edição do Festival Cultural do Brasil. O evento é uma realização da Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura – PAPAGAIO, organização sem fins lucrativos sediada em Viena, que busca promover a cultura brasileira no exterior, por meio de atividades educativas, artísticas e culturais. A programação do evento será composta por exposições, palestras, oficinas, performances, shows musicais, mostra de fotografia, literatura e dança.

Este ano a PAPAGAIO contará com a parceria da Austria Brasil, associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover o intercâmbio cultural, artístico e musical entre o Brasil e a Áustria. A comissão organizadora do Festival é composta por três brasileiras radicadas na Europa: a sergipana Vanessa Tölle, a potiguar Verônica Schell e a amazonense Geise Perrelet. Há meses a equipe vem se dedicando com afinco no planejamento e organização do evento, contando com a colaboração dos diversos artistas brasileiros que farão parte da programação. O evento terá como cenário medieval a pitoresca cidade de Gmünd, situada a cerca de 400 km de Viena, conhecida pelos eventos culturais e artísticos que realiza, bem como pelos monumentos, castelos e atratividades turísticas existentes. Fato que rendeu a denominação de cidade austríaca da arte.

Ao longo de suas edições, o Festival tem buscado promover o conhecimento, a difusão e a internacionalização das artes e do turismo do Brasil na Europa, expandindo ano após ano suas ações, parceiras e atividades. Segundo a idealizadora do projeto e fundadora da Associação PAPAGAIO, a pedagoga Vanessa Noronha Tölle, “a abertura oficial do Festival será no dia 17/11 às 19h e contará com a presença de diversas autoridades austríacas. Estarão presentes o Exmo. Sr. Ricardo Neiva Tavares (Embaixador do Brasil na Áustria), o Sr. Peter Kaiser (governador do estado da Caríntia), o Sr. Josef Jury (prefeito da cidade de Gmünd), a Sra. Heidi Penker (vice-prefeita de Gmünd) e a Sra. Erika Schuster (Secretária de Cultura da cidade de Gmünd)”.

No dia 17 de novembro, primeiro dia do evento, a programação começará com o show de abertura do pianista e compositor sergipano João Ventura, que levará ao público o projeto Contraponto. No âmbito da fotografia serão apresentadas imagens dos fotógrafos Antonius Mansus e José Lemos, além da exposição coletiva Brasil Autoral, que conta com a curadoria do renomado curador internacional Mário Britto e o trabalho de dez fotógrafos brasileiros, tais como: Flávia K, Guto Esteves, Júlia Duarte, Luciana Aguilar, Lúcio Telles, Márcio Garcez, Melissa Warwick, Nino Nogueira, Rogério Maranhão e Zeca Fernandes.

Na sala principal do Alter Burg, castelo medieval de Gmünd, ocorrerá a exposição coletiva de artes plásticas, que conta com a curadoria do desenhista e artista plástico Daniel Torres. A referida mostra será formada pelo trabalho de artistas brasileiros como  Anízia Marques, Arthur Dommer, Cybele Ramalho, Daniel Torres, Doce Freire, Edy Skreinig, Fabio de Ojuara, Felipe Bezerra, Gladston Barroso, Guaraci Gabriel, Helena Briginol Uberti, Ivo Maia, Jandr Reis, Julio Siqueira, Kefren Pok, Márcia Guimarães, Mathieu Duvignaud, Morvan França, Nivaldo Santos e Vanessa Tölle.

O Festival contará também com a exposição de bonecas intitulada Panós, que será apresentada como forma de intervenção artística. O acervo foi confeccionado artesanalmente pelas bonequeiras das cidades sergipanas de São Cristóvão e Nossa Senhora das Dores, tendo sido organizado sob a curadoria da museóloga Sayonara Viana.

Nas Vitrines Culturais serão apresentados ícones da cultura popular brasileira, sob a curadoria de Vanessa Tölle. Performances de danças ficarão sobre o comando de Anizia Marques, Alexsandro Rocha, Veronica Schell, Pierre do Vale e Janaína Krauskopf. No campo do audiovisual serão exibidos documentários de Páscoal Maynard, Francisco Bezerra e de Francisco das Chagas. Nadia Gentile do Templo Guaracy/Graz estará ministrando uma palestra sobre a Umbanda e os Orixás.

Na programação destinada à literatura, o fotojornalista Márcio Garcez apresentará a festa religiosa de Nosso Senhor dos Passos da cidade de São Cristóvão, em Sergipe, e Márcia Guimarães compartilhará com o público poesias dos seus livros Inquietudes, Amago e Volúpia. As oficinas artístico-culturais serão ministradas por Veronica Schell e Pierre do Vale (Forró), Janaína Krauskopf (Samba), Helder Batata (Pandeiro), Márcia Guimarães (Pintura/Aquarela), Daniel Torres (Desenho) e Capoeira (Pierre do Vale)

No dia 19 de novembro, encerramento da V Edição do Festival Cultural do Brasil, haverá uma programação especial com a apresentação do espetáculo sobre as Lendas da Amazônia que serão apresentadas pela psicóloga Geise Perrelet e que conta com a direção artística do Juarez Lima.

Por Rosana Eduardo S. Leal

Antropóloga, Turismóloga e Docente da Universidade Federal de Sergipe

Colaboradora do V Festival Cultural do Brasil

Foto assessoria

 

 

 

Leia também