Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Veterinária ressalta importância dos check-ups para saúde dos gatos

Check up felinos

Ter um gato em casa é a chance de uma vida com mais amor, carinho e alegria, mas traz consigo algumas responsabilidades, a principal delas diz respeito ao cuidado com a saúde dos animais. Para evitar males inesperados e até mesmo fatais, o check-up periódico surge como ponto importante na atenção dos tutores.

A médica veterinária Candice Garcia, especialista em medicina felina e preventiva e diretora clínica da Toca dos Gatos, explica que a ida a consultas regulares pode antecipar diagnósticos precoces de doenças e ocasiona benefícios significativos para o bem-estar dos felinos.

“É importante acompanhar e mapear saúde do gato ao longo da vida dele. Se ele tiver alguma tendência a ter um problema renal, hepático, ou algum nódulo, é possível encontrar isso bem no começo e solucionar de uma maneira mais simples, sem pressa, sem emergência e sem um gasto maior. Essas precauções podem viabilizar uma cura sem remédios”, enfatiza a veterinária.

A especialista também pontuou que o tutor precisa observar alterações físicas e de comportamento nos gatos como sinais para uma visita ao veterinário.

“O gato é um animal muito rotineiro e uma espécie que não demonstra que está doente porque ele tem muito dos ancestrais, que na floresta são predadores, então eles não podem demostrar que estão doentes. Quando demonstram, às vezes já estão à beira da morte e o gato tem esse resquício. Qualquer sintoma diferente que ele venha mostrar é um sinal de alerta e o tutor precisa ficar atento”, disse Garcia.

Frequência das consultas de rotina

A especialista ressalta que a idade do animal e problemas crônicos ou pré-existentes são indicadores que podem dosar a frequência dos check-ups como forma de prevenção e não somente de tratamento.

“Até os 10 anos, consideramos que exames de rotina devem ser realizados uma vez por ano; dos 10 aos 15, duas vezes no ano; e acima dos 15 de três a quatro vezes. Fazemos os exames clínicos e complementares, que são os de sangue, e a princípio, os de imagem. Outros são feitos conforme a apresentação de sintomas”, frisa a médica veterinária.

Sobre a Toca dos Gatos

Única clínica exclusiva para felinos em Sergipe, a Clínica Toca dos Gatos – fundada e capitaneada pela veterinária Candice Garcia – está localizada na Avenida Acrísio Cruz, n° 90, bairro Salgado Filho, em Aracaju. O horário de funcionamento é diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

Além das consultas de rotina e de emergência, a clínica também oferta o serviço de internamento e possui laboratório próprio, sendo referência na medicina felina no estado. Informações estão disponíveis por meio dos telefones (79) 3211-2988 e (79) 98856 2863 (WhatsApp).

Fonte e foto NV Comunicação

Leia também