Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

AGORA, SOB NOVA DIREÇÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A partir de sábado, Sergipe estará “sob nova direção”. Jackson Barreto (MDB) deixa o Governo para disputar o Senado Federal. Belivaldo Chagas assume e passa a montar uma nova estrutura administrativa para disputar a reeleição. Com a saída de Jackson acaba a novela enfadonha da permanência no cargo, como desejavam alguns dos seus aliados. Mas a onda acalmou e JB vai se preparar para a pré-campanha e pôr o bloco na rua para conquistar o Senado.

Não dá para esconder, ou fingir que não ver: Jackson Barreto em campanha eleitoral não é nada fácil.

A partir da próxima semana é que se poderá fazer uma análise sobre o quadro do pleito na base aliada ao Governo. Belivaldo Chagas vem se preparando para por o seu perfil na administração e fará algumas mudanças no secretariado, depois de conversar com lideranças e partidos que integram o seu bloco, para fixação da chapa majoritária, sem perder aliados para uma oposição que também se mostra atraente.

Não haverá mudanças na chapa praticamente montada, embora o PRB também deseje o Senado e o PDT reivindique espaço mais robusto na administração. Sobre isso, Belivaldo tem mantido paciência e habilidade. É tido como certa a ida do partido liderado por Heleno Silva para a oposição, por uma série de razões, inclusive jurídica. E “quase certo” o desembarque do PDT também no bloco adversário.

Nada está certo ou definido: Fábio Henrique quer disputar a Câmara Federal e uma Pasta expressiva no Governo. Heleno não larga o desejo de disputar o Senado. Em um almoço no sábado, os desejos do PDT praticamente foram atendidos, e a oferta da vice para o ex-prefeito Ivan Leite (PRB) pode alterar desejos revelados por sua legenda na troca de bloco em razão do Senado. É bom lembrar que a posição de Ivan pesa.

Tudo está em início de arrumação e convencimento, o que também acontece no grupo de oposição, hoje liderado por André Moura e Eduardo Amorim. Entretanto, não é bom ninguém subestimar a capacidade de articulação do senador Valadares (PSB).

JOÃO FONTES FILIA-SE AO PV

Essa é furo – O ex-deputado federal João Fontes filiou-se ao Partido Verde (PV), mas ainda não anunciou candidatura. Pode ser ao Senado.

– Em Sergipe as pessoas fazem tudo para que eu não me candidate, disse.

LEMBRA SERIADO DE NETFLIX

João Fontes é atento aos fatos políticos e admite, inclusive, que “sou como seriado de Netflix. Venho de lá de trás cavando as coisas” e cita a Funcaju e o Congresso.

– Mas recebi um convite do PV e aceitei, informa.

OPINIÕES CIRCULAM NA BASE

A maioria de membros da base acha que todos os auxiliares do Governo deveriam deixar seus cargos juntamente com o governador Jackson Barreto, no sábado.

– Belivaldo poderia demitir até todos eles se quisesse, disse um deles.

ISSO NÃO VAI ACONTECER

Na realidade, ao assumir o Governo, Belivaldo Chagas não fará demissões imediatas. Primeiro vai analisar toda a situação e promover reuniões.

Talvez dentro de um mês ele comece uma reforma.

COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO

Espalhou-se a informação de que o secretário da Educação, Jorge Carvalho, já seria afastado e para seu lugar iria o secretário da Fazenda, Josué Modesto.

O afastamento antecipado já foi desmentido.

JOSUÉ JÁ FOI ANUNCIADO

De fato, o professor Josué Modesto já foi anunciado para a Educação e vai assumir alguns dias após Belivaldo Chagas ocupar o Governo do Estado.

Assume a Fazenda, Ademário Alves de Jesus.

ESPERA LIBERAÇÃO DE MINISTÉRIO

Ademário é sergipano e funcionário do Banco do Nordeste em Recife. Ele já foi liberado pelo BNB para ocupar o cargo no Governo de Belivaldo.

Falta agora autorização do Ministério da Fazenda.

CONVITE FEITO POR JACKSON

Ontem, no Detran, durante posse de Luciana Déda na Presidência, Jackson Barreto convidou Belivaldo Chagas para uma inauguração no sábado à tarde em Aracaju.

Mas antecipou: “vou como convidado”. É que Belivaldo já estará governador

EXPLICOU O “CONVIDADO”

Jackson Barreto explicou que estava falando em ser o convidado para que não tenha mais informações sobre “eu ficar ou sair do Governo”.

A partir de sábado à tarde, não terá como duvidar.

FIM DO SONHO DE ALIANÇA

Se ainda havia alguma esperança do PSB retornar ao bloco de oposição, as redes sociais mostram que foi apenas um sonho de verão.

Os Valadares, Eduardo Amorim e André Moura já se digladiam nos grupos.

MACHADO CONVERSA COM PP

Ex-deputado José Carlos Machado desembarcou ontem de Brasília. Teve conversa boa com o presidente do PP, Ciro Nogueira (seu amigo), para se filiar à legenda.

Também conversou com Eduardo Amorim e André Moura.

VAI PROCURAR VENÂNCIO

Hoje, José Carlos Machado vai procurar o presidente regional do PP em Sergipe, Venâncio Fonseca, e no máximo sexta-feira anunciará sua decisão.

Até lá Machado deve concluir todas as suas conversas sobre a ida para o PP.

A HORA SAGRADA DA PIPOCA

Quando chefe da Casa Civil, Belivaldo Chagas instituiu a pipoca feita na hora com cafezinho no final da tarde. Depois das 17 horas o cheiro subia do milho no fogo.

A pipoca espalhou-se como lanche em outras secretarias.

ENTREGAR OS CARGOS AGORA

Heleno Silva (PRB) concorda com o deputado Jairo de Glória e acha que todos os partidos devem entregar os cargos que têm na atual administração.

– Nós vamos fazer nossa parte, disse e lembrou: “Belivaldo é outro Governo”.

CONVERSA COM BELIVALDO

O PRB ainda não conversou com Belivaldo Chagas sobre composição e avisa que ainda não definiu a pauta da conversa, mas lembra que tudo começa com a vaga ao Senado.

A oposição também o quer e acha que o Governo não vai resolver essa equação.

SUKITA AINDA BUSCA PARTIDO

O ex-prefeito Manuel Messias Sukita está em Brasília e ainda tenta uma legenda para se filiar e disputar mandato de deputado federal nas eleições de outubro.

Retorna hoje e diz que anunciará a sua nova sigla.

PODERIA TER SIDO NO PPS

Sukita poderia ter se filiado ao PPS, mas foi rejeitado pela sigla e ontem teria fechado com outro partido. Segundo informações, seria o PTC.

Não há confirmação, mas será revelado ainda hoje.

ELIANE CONVERSA COM JB

Na segunda-feira à noite a ex-prefeita Eliane Aquino teve uma conversa com Jackson Barreto, em razão de declarações sobre Marcelo Déda feitas por ele.

A conversa não vazou e o incêndio foi debelado.

Notas

O Antagonista analisa – Vale a pena revermos a declaração de Sérgio Moro sobre o julgamento do HC de Lula no STF, em recente entrevista no Roda Viva. Segundo o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, que condenou o petista, rever a prisão após segunda instância “é um desastre” pois eleva a impunidade, “especialmente dos poderosos”.

0x0

Dodge defende prisão – Um dia antes de o Supremo Tribunal Federal julgar o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu a prisão em 2ª Instância. Para ela, postergar a possibilidade de execução da pena é “1 exagero que aniquila o sistema de justiça”.

0x0

Gilmar defende Lula – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou ontem que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é prejudicial para a imagem do País. A declaração, dada em Lisboa, ocorre na véspera da votação do habeas corpus do petista na corte.

0x0

Maria assina carta – A carta que Lasier Martins entregou ontem à ministra Carmem Lúcia, assinada por vários senadores, pede a manutenção da prisão em segunda instância. O STF julga hoje o pedido de hábeas corpus em favor do ex-presidente Lula e contraria decisões anteriores. A senadora Maria do Carmo assinou a carta.

0x0

Investimentos em Aracaju – A Prefeitura de Aracaju destinará, ao longo deste ano, R$ 469 milhões para obras, projetos e serviços com benefícios diretos à população. Este valor representa um crescimento de 231,7% em relação a 2017, o que coloca Aracaju em primeiro lugar entre todas as 26 capitais do país em investimentos.

0x0

Militares nas eleições – O Brasil já tem 48 pré-candidatos militares com interesse declarado de concorrer nas eleições de outubro. Eles estão distribuídos por 20 Estados e abarcam todos os cargos em disputa no pleito. Além de Jair Bolsonaro, que concorre à Presidência, o restante disputa todos os demais mandatos.

Conversando

Para São João – André Moura consegue recursos para o São João Antecipado de Pirambu. Foram R$ 210 milhões junto ao Ministério da Cultura.

Críticas duras – Vereador Carlitos Alves (PRB), de Aracaju, continua fazendo críticas pesadas ao governador Jackson Barreto, não autorizadas por seu partido.

Saída de JB – O Governo está nos preparativos para a saída de Jackson Barreto, que disputará o Senado, e posse de Belivaldo Chagas que vai para a reeleição.

Novas filiações – Os presidentes de partidos estão em silêncio em relação às novas filiações, que devem ser anunciadas na próxima semana.

Fim da reeleição – Delegado Alessandro Vieira, da Rede, defende o fim da reeleição para os cargos majoritários. Alessandro deve disputar o Senado Federal.

Não leva adiante – O Partido dos Trabalhadores resolveu não levar adiante as declarações de Jackson Barreto e continua na composição em que ele disputa o Senado.

Acompanha luta – O vereador Iran Barbosa (PT), pré-candidato a deputado estadual, acompanha luta contra o fechamento de escola em Aracaju.

Vota em André – O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) votará em André Moura (PSC) para qualquer mandato que ele dispute.

Filiações no PSC – O PSC realiza hoje à tarde ato de filiação ao PSC na Aease em Aracaju. O partido promete muitas surpresas.

Leia também